metropoles.com

Vai para onde no Carnaval? Antes de decidir, veja o que há de melhor nos principais polos de folia

A três meses do Carnaval, quem pretende ir ao Rio de Janeiro, Olinda ou Salvador tem que começar a tomar as providências, mas é bom saber o que esperar da festa em cada uma delas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

 

DivulgaçãoRio de Janeiro
No Rio, todo dia é dia de festa. Com o verão fervendo, o Carnaval carioca começa a dar o ar da graça já em dezembro, com ensaios de algumas escolas de samba e de blocos. Para a turma que quer gastar pouco, a boa são os bloquinhos, que incendeiam as ruas das zonas Sul e Norte. Cordão da Bola Preta, Céu na Terra e Simpatia É Quase Amor são aqueles clássicos que não podem ficar fora da programação. Toca Rauuul, Exalta Rei, Orquestra Voadora, Bloco da Preta e do Sargento Pimenta (foto) apostam num repertório mais eclético, com rock, funk e pop misturado ao samba e às marchinhas. Parte da programação já está disponível em alguns sites. Para quem faz questão de curtir a festança da Supacaí, boas notícias: a ordem de desfile das escolas de samba no Sambódromo já foi decidida e os ingressos já estão à venda. Domingo (7/2), o pontapé inicial do Grupo Especial é com a Estácio de Sá. O desfile das campeãs é no sábado seguinte, dia 13/2.

Reprodução/InternetRecife/Olinda
Todo mundo, uma vez na vida, precisa passar o Carnaval em Pernambuco. Como nas outras cidades, a festa começa em janeiro com os blocos I love Cafuçú, Bal Masqué e Enquanto Isso na Sala de Justiça, entre outros, nas prévias da folia. Em 2016, O carnaval oficial começa na sexta (5/2), no Marco Zero (Recife), com uma série de apresentações. Nos dias seguintes, a festa se divide assim: de dia, os blocos em Olinda, e a noite, os shows em Recife. Mas nada impede que você troque essa ordem. O importante é não perder algumas atrações, como os blocos Galo da Madrugada (foto), Homem da Meia-Noite e Eu Acho É Pouco, e o festival de música independente Rec-beat. Pelo Rec-beat já passaram Russo Passapusso, Thiago Pethit, Juçara Marçal e Tulipa Ruiz. A ideia é trazer mais diversidade para a folia pernambucana.

DivulgaçãoSalvador
Os principais circuitos são Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Quem encarar os 4,5 km do circuito Dodô/Barra Ondina, vai curtir os blocos Camaleão, Coruja e Timbalada, entre outros. Durval Lelys, Wesley Safadão e Ivete Sangalo também marcam presença. A programação do Circuito Osmar ainda não foi fechada, mas está quase certo o show da Banda Olodum, na sexta (5/2). O mais antigo bloco afro do Brasil,  o Ilê Aiyê é referência quando se trata de cultura na Bahia, por isso, não por acaso, é considerado “o mais belo dos belos”. Em 2016, o cortejo homenageará o Recôncavo Baiano. Apesar do preço alto dos abadás, é bom ficar ligado na programação de blocos que passam o circuito sem corda. Carlinhos Brown e Daniela Mercury, por exemplo, pelo menos em um dia do Carnaval saem assim, grátis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?