metropoles.com

União Underground TV abre espaço para artistas da cena cultural brasiliense

Com shows e entrevistas com convidados, o projeto União Underground TV busca oportunizar e mostrar os valores da cena cultural de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bené França
Foto colorida com uma trans e duas mulheres sentadasdentro de um estúdio - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida com uma trans e duas mulheres sentadasdentro de um estúdio - Metrópoles - Foto: Bené França

O União Underground TV é um projeto que apresenta artistas brasilienses e promove a cena cultural da capital federal na web. Apresentado por Rapha Maciel e Kalea Araújo, o programa convida artistas de Brasília para pequenos shows com músicas autorais e um bate-papo descontraído com uma personalidade da cadeia criativa de cultura do Distrito Federal.

Gravado na Infinu, comunidade criativa localizada na 506 Sul, o projeto está na segunda temporada e vai ao ar na quinta-feira, no YouTube. O objetivo é consolidar Brasília como um dos principais roteiros criativos do Brasil no âmbito de economia criativa e cultura local, como conta o idealizador Fábio Barrera.

“Todos os programas são presenciais e divididos em quatro blocos entre apresentações musicais, entrevistas e bate-papos conduzidos pelas apresentadoras. Em cada episódio, temos uma atração musical e um eixo temático a ser abordado no qual o artista que se apresenta e um convidado representante de qualquer setor da cadeia criativa cultural ou da economia criativa do Distrito Federal se conectam”, explica.

4 imagens
União Underground TV com as apresentadoras Kalea Araújo, Rapha Maciel e o DJ Klap
União Underground TV com as apresentadoras Kalea Araújo, Rapha Maciel e a artista Ediá
União Underground TV com Totô de Babalong e banda no palco
1 de 4

União Underground TV com as apresentadoras Kalea Araújo, Rapha Maciel e a banda Sozinho no Sótão

Bené França
2 de 4

União Underground TV com as apresentadoras Kalea Araújo, Rapha Maciel e o DJ Klap

Bené França
3 de 4

União Underground TV com as apresentadoras Kalea Araújo, Rapha Maciel e a artista Ediá

Bené França
4 de 4

União Underground TV com Totô de Babalong e banda no palco

Bené França

O União Underground TV não conta com a presença de público, mas é algo a ser estudado para futuras temporadas. Segundo Fábio, a intenção é cada vez mais dar voz e demonstrar a riqueza cultural da capital federal.

“A ideia é que, ao longo do programa, crie-se um ponto de convergência para demonstrar o grande poder de conexão entre as Artes e Linguagens Culturais. O União Underground TV é uma constante metamorfose para surpreender seu público”, revela.

Como surgiu o projeto

O União Undeground começou como um festival realizado na Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal, para “dar visibilidade aos artistas locais em um período que
o próprio Estado preferia contratar artistas do eixo Rio-São Paulo”, pontua o idealizador Fábio Barrera.

Após 3 edições realizadas, o evento foi paralisado por conta da pandemia provocada pela Covid. Para continuar fomentando a cena cultural local e movimentando a cadeia produtiva do setor cultural, o festival foi transformado em um programa de televisão, agregando música, informação e variedades.

Fábio conta que os convidados são selecionados após uma reunião da equipe de direção. “Ao longo do ano, recebemos material dos artistas por meio das nossas redes sociais e demais canais de comunicação da iniciativa. Analisamos a parte musical, a possibilidade de geração de eixo temático a partir da pauta trabalhada pelo artista e diversos outros aspectos”.

Atualmente, mais de 50 colaboradores trabalham no projeto, de forma remunerada. Os artistas e convidados participantes do União Underground TV também recebem cachê para estar no programa.

Sobre as temporadas

A primeira temporada teve 16 episódios e contou com nomes conhecidos em Brasília como Japão Viela 17, Bloco Eduardo e Mônica e a banda Detrito Federal. Foram mais de 100 mil visualizações, totalizando todos os programas exibidos. Na atual temporada, até o momento, foram veiculados 6 episódios que totalizam mais de 40 mil visualizações. As bandas Trança e Oxy e o rapper Lyndon serão as próximas atrações.

Dentre os convidados gerais do projeto, os jornalistas Anaju Tolentino e Marcos Pinheiro, a performer Simone Demoqueen, os produtores culturais Fábio Pedroza, Sheila Campos, Ramiro Galas e Daniel Spot, a escritora Maria Léo Araruna, o professor de Turismo Leonardo Brant e os ativistas Heitor Valente e Wemmia Anita se destacam.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?