União Underground TV abre espaço para artistas da cena cultural brasiliense
Com shows e entrevistas com convidados, o projeto União Underground TV busca oportunizar e mostrar os valores da cena cultural de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O União Underground TV é um projeto que apresenta artistas brasilienses e promove a cena cultural da capital federal na web. Apresentado por Rapha Maciel e Kalea Araújo, o programa convida artistas de Brasília para pequenos shows com músicas autorais e um bate-papo descontraído com uma personalidade da cadeia criativa de cultura do Distrito Federal.
Gravado na Infinu, comunidade criativa localizada na 506 Sul, o projeto está na segunda temporada e vai ao ar na quinta-feira, no YouTube. O objetivo é consolidar Brasília como um dos principais roteiros criativos do Brasil no âmbito de economia criativa e cultura local, como conta o idealizador Fábio Barrera.
“Todos os programas são presenciais e divididos em quatro blocos entre apresentações musicais, entrevistas e bate-papos conduzidos pelas apresentadoras. Em cada episódio, temos uma atração musical e um eixo temático a ser abordado no qual o artista que se apresenta e um convidado representante de qualquer setor da cadeia criativa cultural ou da economia criativa do Distrito Federal se conectam”, explica.
O União Underground TV não conta com a presença de público, mas é algo a ser estudado para futuras temporadas. Segundo Fábio, a intenção é cada vez mais dar voz e demonstrar a riqueza cultural da capital federal.
“A ideia é que, ao longo do programa, crie-se um ponto de convergência para demonstrar o grande poder de conexão entre as Artes e Linguagens Culturais. O União Underground TV é uma constante metamorfose para surpreender seu público”, revela.
Como surgiu o projeto
O União Undeground começou como um festival realizado na Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal, para “dar visibilidade aos artistas locais em um período que
o próprio Estado preferia contratar artistas do eixo Rio-São Paulo”, pontua o idealizador Fábio Barrera.
Após 3 edições realizadas, o evento foi paralisado por conta da pandemia provocada pela Covid. Para continuar fomentando a cena cultural local e movimentando a cadeia produtiva do setor cultural, o festival foi transformado em um programa de televisão, agregando música, informação e variedades.
Fábio conta que os convidados são selecionados após uma reunião da equipe de direção. “Ao longo do ano, recebemos material dos artistas por meio das nossas redes sociais e demais canais de comunicação da iniciativa. Analisamos a parte musical, a possibilidade de geração de eixo temático a partir da pauta trabalhada pelo artista e diversos outros aspectos”.
Atualmente, mais de 50 colaboradores trabalham no projeto, de forma remunerada. Os artistas e convidados participantes do União Underground TV também recebem cachê para estar no programa.
Sobre as temporadas
A primeira temporada teve 16 episódios e contou com nomes conhecidos em Brasília como Japão Viela 17, Bloco Eduardo e Mônica e a banda Detrito Federal. Foram mais de 100 mil visualizações, totalizando todos os programas exibidos. Na atual temporada, até o momento, foram veiculados 6 episódios que totalizam mais de 40 mil visualizações. As bandas Trança e Oxy e o rapper Lyndon serão as próximas atrações.
Dentre os convidados gerais do projeto, os jornalistas Anaju Tolentino e Marcos Pinheiro, a performer Simone Demoqueen, os produtores culturais Fábio Pedroza, Sheila Campos, Ramiro Galas e Daniel Spot, a escritora Maria Léo Araruna, o professor de Turismo Leonardo Brant e os ativistas Heitor Valente e Wemmia Anita se destacam.