metropoles.com

Armando Babaioff usa violência para provocar em peça sobre homofobia

O protagonista Armando Babaioff conversou com o Metrópoles sobre a peça que está em cartaz há 7 anos e fez sucesso recente em turnê europeia

atualizado

Compartilhar notícia

Victor Pollak/Divulgação
Armando Babaioff em Tom na Fazenda. Ele é um homem branco, de regata vermelha, e está sujo de lama - Metrópoles
1 de 1 Armando Babaioff em Tom na Fazenda. Ele é um homem branco, de regata vermelha, e está sujo de lama - Metrópoles - Foto: Victor Pollak/Divulgação

O espetáculo Tom na Fazenda, protagonizado por Armando Babaioff, Denise Del Vecchio Gustavo Rodrigues e Camila Nhary está em cartaz há 7 anos e finalizou uma turnê de três meses, bem-sucedida, em vários países da Europa em maio. Agora, a montagem que acumulou premiações e se consolidou como um sucesso retorna ao Brasil.

Nesta volta, Brasília foi a cidade escolhida para a primeira apresentação do premiado espetáculo, com quatro datas: de 6 a 9 de junho. Em entrevista ao Metrópoles, o ator Armando Babaioff confessou que está ansioso para se apresentar novamente em terras brasileiras.

“É muito bom apresentar essa peça na Europa, mas é ainda melhor apresentar no Brasil. Estou morrendo de saudade do público brasileiro. Estamos há muito tempo fora de casa e com saudade da reação e empolgação dos brasileiros. É diferente, tem muita coisa que nos conecta”, conta.

Na história de Tom na Fazenda, Tom vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, ele descobre que a sogra nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras e a fazenda vira cenário de um jogo perigoso de aproximações e contradições.

Tom na Fazenda

O roteiro, adaptado do texto do canadense Michel Marc Bouchard, traz brasilidades personificadas pela história de vida dos atores. “Senti a necessidade de trazer o texto para mais perto da minha realidade. Quando fiz a tradução, mudei referências geográficas, climáticas, culturais e gastronômicas canadenses e coloquei coisas bastante simples da realidade de qualquer lugar do Brasil”, conta Babaioff.

Em cena, temas como homofobia, patriarcado e choque cultural, expostos na sinopse do espetáculo, são abordados de forma artística e crítica. Segundo Babaioff, esse é um dos pontos fortes de Tom na Fazenda.

“A peça é uma provocação. Ela provoca as pessoas a viverem um exercício da violência. Antes de mais nada, eu estou fazendo um exercício sobre a violência e vários tipos de violências nessa peça como homofobia e patriarcado. Apesar de conter elementos contemplativos, é uma peça que provoca reflexões a partir da arte”.

Armando Babaioff

“Quando esse texto é engolido por um artista brasileiro e incentivado por corpos brasileiros, por artistas brasileiros, na realidade que a gente vive nesse país, o texto ganha em potência. É aí que ele se torna um manifesto, uma crença. Isso é muito poderoso, realizar isso é muito prazeroso”, completa o artista.

Elenco entrosado com a equipe

Tom na Fazenda

A peça está em cartaz há 7 anos e não passou por alterações estruturais significativas. Todos os meses, o elenco formado por Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhar apresenta espetáculos similares, acompanhados por uma equipe com mais oito pessoas que auxiliam na produção. Eles se identificam como uma “grande família”.

“Estamos vivendo esse sonho juntos há sete anos. É emocionante, temos uma conexão pessoal muito forte, que nos une e nos protege. Contracenar com essas pessoas é uma das maiores felicidades da minha vida, porque é tudo real. Subimos ao palco para conquistar o prato de cada dia”, celebra Babaioff.

Tom na Fazenda e o retorno a Brasília

Denise Del Vecchio em cena de Tom na Fazenda

O espetáculo Tom na Fazenda foi apresentado na capital da República em 2018, durante o Festival Internacional Cena Contemporânea, no CCBB Brasília. Questionado sobre o retorno após seis anos, Armando Babaioff afirmou que a peça retorna para Brasília com a mesma empolgação e estrutura.

“Nada mudou no espetáculo. Nós que mudamos. Nós não somos mais as mesmas pessoas e a sociedade não é mais a mesma de seis anos atrás. Isso tudo afeta a peça, que absorve essas mudanças. É curioso, porque o trabalho continua tendo um significado e o público vai se renovando”, afirmou.

Antes mesmo da estreia em Brasília, uma sessão extra foi aberta para o público por conta da alta demanda. Novas datas de Tom na Fazenda pelo Brasil, bem como um documentário com vivências da equipe na Europa, podem ser conferidas nas redes sociais da peça.

Tom na Fazenda
De 6 a 8 de junho, às 20h. No dia 9 de junho, às 20h. Teatro Royal Tulip (SHTN Trecho 1 Conjunto 1B – Bl. C). Ingressos a partir de R$ 80 (meia-entrada). À venda on-line. Não recomendado para menores de 18 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?