metropoles.com

“Westworld”, série da HBO, mistura faroeste e ficção científica

Atração da HBO aos domingos, às 23h, “Westworld” tem Anthony Hopkins, Evan Rachel Wood e Rodrigo Santoro no elenco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HBO/Divulgação
Westworld, série, Rodrigo Santoro
1 de 1 Westworld, série, Rodrigo Santoro - Foto: HBO/Divulgação

“Westworld” estreou na HBO no último domingo (2/10) e já virou assunto entre os fãs de série de TV. Assinada por Jonathan Nolan, irmão e roteirista do diretor Christopher Nolan (“Batman – Cavaleiro das Trevas”), em parceria com a esposa, Lisa Joy, a ficção científica narra o funcionamento de um parque temático que simula uma história de faroeste. Anthony Hopkins, Ed Harris, Evan Rachel Wood e Rodrigo Santoro compõem o numeroso elenco. J.J. Abrams é um dos produtores executivos.

O seriado é uma adaptação do filme “Westworld” (1973), do escritor Michael Crichton. Ele também dirigiu outros trabalhos, mas é mais conhecido no entretenimento como autor do livro que gerou a franquia “Jurassic Park” e criador da série “Plantão Médico”, entre outros trabalhos.

A lembrança a “Jurassic Park” não é por acaso. “Westworld” também se desenrola a partir de uma falha no parque temático e do perigo que os “espécimes” podem causar aos endinheirados visitantes.

Androides x humanos, Criaturas x criadores
Protagonistas das atrações, androides sintéticos são programados para cumprir papéis e seguir roteiros. Quem visita o espaço paga por uma experiência de imersão completa. Pode interagir com os cenários e personagens sem correr risco de se machucar, já que os “atores” são desenhados para meramente repetir padrões, falas e reações. Há um espaço mínimo e controlado para a improvisação.

Os erros começam a aparecer depois que o doutor Robert Ford (Hopkins), idealizador do parque, passou a instalar devaneios nos personagens, para deixá-los com um ar mais natural (e humano). Bernard (Jeffrey Wright), um dos principais engenheiros, criou uma atualização que também tem dado dor de cabeça aos funcionários.

HBO/Divulgação
Anthony Hopkins e Jeffrey Wright: criador e engenheiro do parque temático

 

Mistério, realismo e didatismo
Alguns “atores” demonstram comportamentos estranhos, como se estivessem adquirindo consciência própria ou acumulando memórias de atrações passadas. Dolores (Evan Rachel Wood) percebe que o pai, Peter (Louis Herthum), anda dizendo coisas sem sentido. O mesmo arco dramático se repete, cada vez com bruscas mudanças: ela reencontra um antigo amor (James Marsden) e vê a chegada do pistoleiro Hector (Rodrigo Santoro).

Numa das versões, surge o misterioso matador interpretado por Ed Harris. Ele não é ferido pelas balas e passeia livremente pelos cenários do western. Seria ele um pária anárquico ou um convidado que se recusa a sair do parque?

“Westworld” esboça um agradável clima de mistério a partir das interações entre os mundos real e inventado. Mas, já no primeiro episódio, Jonathan Nolan entrega um certo didatismo comum aos roteiros que escreveu para Christopher, como “Interestelar” (2014) e “Amnésia” (2000). Passagens expositivas e o tom realista herdado do irmão encaretam o potencial fantasista. Ainda assim, a série se revela promissora para os nove episódios restantes.


“Westworld” passa aos domingos, às 23h, na HBO, e está disponível em streaming no Now toda segunda-feira seguinte à exibição.

O primeiro episódio pode ser assistido de graça na HBO GO e também no Now.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?