metropoles.com

Voltando a Ler Mafalda explica como personagem virou ícone

A série documental Voltando a Ler Mafalda estreia, nesta quarta (27/9), no Disney+

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de uma mesa com vários desenhos da Mafalda - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mesa com vários desenhos da Mafalda - Metrópoles - Foto: Divulgação

30 de setembro de 2023 marcará três anos da morte de Quino, talvez o artista gráfico latino-americano mais conhecido do mundo. Alguns dias antes, nesta quarta-feira (27/9), o criador da popular personagem Mafalda será homenageado em uma série documental que chega ao Disney+ e ao Star+.

Voltando a Ler Mafalda (confira o trailer aqui) mergulha na origem da criação da personagem e, além disso, em todo o processo criativo em torno da garotinha contestadora, rebelde e preocupada com a humanidade.

Para levantar essas informações, Voltando a Ler Mafalda mergulha em um farto material de arquivo e em entrevistas de fãs, celebridades, editores, historiadores, amigos e familiares de Quino. O resultado da pesquisa, realizada pela diretora argentina Lorena Muñoz e pelo produtor Fernando Semenzato, é uma compreensão da personagem que virou ícone.

Ao longo dos episódios, a produção revela quais foram as fontes de inspiração do autor, como esse olhar revolucionário expressado através de uma menina começou e as tiras mais memoráveis que contam a história dessa personagem forte, inconformista e disposta a lutar contra as injustiças cotidianas do mundo.

Nomes como Liniers, Maitena, Rep e Tute, o jogador de basquete Manu Ginóbili, a tenista Gabriela Sabatini, e as atrizes Julieta Zylberberg e Cecilia Roth ajudam a montar esse panorâma histórico que gerou Mafalda.

Mafalda, que foi criada em 1962 como personagem de um comercial de eletrodomésticos, acabou se tornando um símbolo da Argentina e de um certo ar de inconformismo.

Para isso, o documentário mergulha na história da Argentina a partir dos anos 1960, um período marcada por uma cruel ditadura, pelo movimento hippie e por uma sequência de crises econômicas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?