Treta e sofrência: 5 semelhanças de Rensga Hits! e Só Se For Por Amor
Lançada nesta semana, série da Netflix é inspirada no universo sertanejo, como produção do Globoplay. Veja lista
atualizado
Compartilhar notícia
Lançada pela Netflix na última quarta-feira (21/9), Só Se For Por Amor provocou uma sensação de déjá vu no público que também assistiu à Rensga Hits!, disponível no Globoplay desde 4 de agosto. Ambas as produções para o streaming se inspiraram no universo sertanejo e homenageiam Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo em novembro de 2021.
As duas séries apresentam tantas semelhanças que parecem uma “gêmea” da outra. Não faltam doses de álcool, tretas de família e muita sofrência. O Metrópoles assistiu à primeira temporada de Rensga Hits! e aos seis episódios de Só Se For Por Amor e compara histórias e personagens idênticos das produções.
A lista contém spoilers de Rensga Hits! e Só Se For Por Amor. Se você não quiser saber detalhes das duas tramas, interrompa a leitura deste texto imediatamente.
Confira cinco semelhanças entre Rensga Hits! e Só Se For Por Amor:
Briga por música
Desatola Bandida, composta por Raíssa Medeiros (Alice Wegmann), é o ponto de partida de Rensga Hits!. A música para nas mãos da cantora Gláucia Figueira (Lorena Comparato) e vira sucesso, e as duas personagens disputam o hit até o último episódio. Em Só Se For Por Amor, Eva (Agnes Nunes) apresenta ao cantor Daniel Soh (Raphael Vianna) a música Eu Não Sei Mais e sonha vê-la bombando rapidamente. A verdadeira autoria da canção é descoberta somente no final da temporada.
Bar da sofrência
As duas séries contam com botecos onde os personagens cantam e afogam as mágoas em copos de cerveja e cachaça. Em Rensga Hits!, o Espetinho da Carol é comandado pela personagem de Maíra Azevedo, enquanto Gorete (Laila Garin) administra o sugestivo Bar do Corno, com decoração repleta de chifres, em Só Se For Por Amor.
Rinha de empresários
O conflito das séries do Globoplay e da Netflix também passa pelo mundo empresarial. Marlene (Deborah Secco) e Helena (Fabiana Karla) se engalfinham por artistas sertanejos em Rensga Hits!. Já em Só Se For Por Amor, a disputa é entre marido e mulher. César Marcolo (Gustavo Vaz), machista, não dá ouvidos à sócia e esposa, Ana Lígia (Ana Mametto), e os dois rivalizam nos negócios e no amor.
Marília Mendonça
A morte de Marília Mendonça atraiu os olhares para as duas séries sertanejas. Ambas são embaladas por sucessos da rainha da sofrência, mas a presença da cantora supera as homenagens. No roteiro de Rensga Hits!, estava prevista uma participação da artista contracenando com Alice Wegmann. A Netflix, coincidentemente (ou não), matou Daniel Soh (Raphael Vianna) também em uma tragédia aérea no primeiro episódio de Só Se For Por Amor.
Tabu homossexual
Dois personagens desafiam a heteronormatividade e a LGBTfobia no universo sertanejo, majoritariamente conservador e preconceituoso. Deivid Cafajeste (Alejandro Claveaux), cantor de Rensga Hits!, faz pose de “garanhão”, até que se apaixona pelo segurança e decide “sair do armário”. Rafael (Bruno Fagundes), por sua vez, liberta um personagem de Só Se For Por Amor que mantém a sexualidade reprimida.