The Gilded Age: série da HBO Max mostra a aristrocracia dos EUA
Do mesmo escritor de Downton Abbey, a produção revisita a Nova York do século 19
atualizado
Compartilhar notícia
Julian Fellowes é um nome conhecido dos fãs de séries: é o nome por trás de Downton Abbey. Agora, o escritor volta a abordar os caminhos da aristocracia, mas sai da Europa e chega nos Estados Unidos do século 19, com The Gilded Age, que estreia na HBO Max em 24 de janeiro.
The Gilded Age, atenção, não é uma versão norte-americana de Downton Abbey. Enquanto a série inglesa abordava a decadência da aristocracia, a nova produção mergulha de cabeça na “Era Dourada” dos EUA: um período de incríveis mudanças políticas e prosperidade econômica.
A série começa em 1882 com a jovem Marian Brook (Louisa Jacobson) se mudando da Pensilvânia rural para Nova York, após a morte de seu pai, para viver com suas tias idosas Agnes van Rhijn (Christine Baranski) e Ada Brook (Cynthia Nixon). Acompanhada por Peggy Scott (Denée Benton), uma aspirante a escritora em busca de um recomeço, Marian inadvertidamente se envolve em uma guerra social entre uma de suas tias, uma descendente das antigas fortunas, e seus vizinhos absurdamente ricos, um magnata ferroviário impiedoso e sua ambiciosa esposa: George (Morgan Spector) e Bertha Russell (Carrie Coon).
“Eu sou apaixonado pela história americana, sempre li muito sobre isso”, comentou Julian Fellowes, em coletiva na qual o Metrópoles estava presente. “A ideia da série começou há muito tempo, quando li um livro sobre o resgate de uma família nobre. Aí fiqui pensando nisso e me ocorreu que dai poderia vir uma série. Inventei essa família para criar essas histórias”, completou.
“Essa aristocracia de Nova York, depois da Guerra Civil, era diferente daquela europeia. Eles criaram uma cidade, montaram seus palácios e criaram seus nomes. Foi o renascimento americano e não um pastiche europeu”, pontuou o escritor.
Para o produtor-executivo Gareth Neame, The Gilded Age mostra um novo olhar sobre as história de aristocracia, que, tradicionalmente, abordam histórias europeias.
“Esse gênero é muito conhecido por ser europeu. O fascinante é que, agora, vemos a aristocracia americana, isso que torna essse show único. É um tratado sobre a história dos EUA”, pontua.
The Gilded Age será exibido no HBO Max com capítulos todas as segundas-feiras.