The Chosen: diretor explica por que retratou Mateus como autista
Apesar de em The Chosen Mateus ser retratado como do espectro autista, não há nenhuma menção sobre o transtorno nas escrituras bíblicas
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos protagonistas de The Chosen desde o lançamento da série, em 2019, o apóstolo Mateus é um dos mais queridos pelos fãs da produção. Mas um traço da personalidade dele tem gerado debates entre os internautas: por que o discípulo de Jesus de Nazaré é retratado dentro do espectro do autismo?
The Chosen é uma dramatização das escrituras bíblicas sem a pretensão de retratar fielmente os livros sagrados. Ainda assim, a escolha do diretor Dallas Jenkins de apresentar Mateus como uma pessoa atípica, sem que os evangelhos façam qualquer menção a respeito, confunde os espectadores.
A resposta para isso é simples. Trata-se da história pessoal de Jenkings, que tem uma filha autista e gostaria de dar mais visibilidade e representatividade ao tema. Além disso, os roteiristas consideram que informações descritas na Bíblia sobre o perfil de Mateus – um cara “dos números, das genealogias, das minúcias, e que não se importou com o fato de ser cobrador de impostos, mesmo sabendo que a profissão o tornaria um excluído da sociedade judaica…” – tornam a Síndrome Asperger plausível.
“Mas Mateus realmente teve autismo? Nós não sabemos. Mas ele poderia ter tido? Sim. Com base nos indícios que o Evangelho de Mateus nos apresenta e na plausibilidade, acreditamos que retratá-lo assim não fere as intenções e verdades das Escrituras.”
The Chosen
The Chosen: episódios finais da 4ª temporada ganham datas de estreia
A experiência de The Chosen nos cinemas brasileiros vai ser estendida. Isso graças ao sucesso de bilheteria dos episódios 1 e 2, da quarta temporada, em especial na semana de estreia (21/3 a 24/3). Com audiência 378% maior que a da terceira temporada, a Paris Filmes Brasil tomou decisão inédita: exibir também os capítulos de 3 a 8 nos cinemas.
O lançamento completo da temporada será desmembrado, com a estreia de dois episódios por semana, ao longo de todo o mês de maio: 3 e 4 (2/5); 5 e 6 (16/5); 7 e 8 (30/5).
De acordo com o idealizador da série, o norte-americano Dallas Jenkins, o resultado nas bilheterias é bastante esperado e segue sendo uma das formas de financiar a continuidade das filmagens das próximas três temporadas deste drama histórico sobre a vida de Jesus de Nazaré.
The Chosen: 4ª temporada
Se as três temporadas já divulgadas, que apresentam os seguidores de Jesus de Nazaré e os primeiros milagres, são mais tranquilas, os próximos episódios entram em uma fase bem mais tensa, a começar pela morte brutal de João Batista.
“Agora (na quarta temporada) o que aconteceria ‘em breve’ já está aqui, pois as oposições do sinédrio e do governo romano contra Jesus começam a trazer episódios mais tensos e dolorosos. Tenho procurado focar bastante no presente e viver o que cada momento traz”, contou Jonathan Roumie, interprete do Cristo, ao Metrópoles.
Veja o trailer dos episódios de 3 a 8 da 4ª temporada
Ver essa foto no Instagram