Talitha Morete pede desculpas por racismo e agradece Manoel Soares
Apresentadora foi criticada ao pedir para cozinheira negra servir seu prato aos convidados no É de Casa
atualizado
Compartilhar notícia
Talitha Morete pediu desculpas por ter praticado racismo sem perceber no É de Casa. No último sábado (11/6), a apresentadora pediu a uma cozinheira negra que servisse sua própria receita aos convidados, o que foi interpretado nas redes sociais como um ato preconceituoso.
Em seu Instagram, Talitha afirmou ter pedido desculpas à cozinheira Silene, que foi convidada pela apresentadora, e agradeceu a Manoel Soares, que consertou a saia-justa se oferecendo para servir os presentes.
“Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar.
Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei messe contexto.
Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer.
Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos.
Muito obrigada.
Talitha Morete.”
Ver essa foto no Instagram
Entenda o caso
Talitha Morete conheceu Silene vendendo cocadas no salão de beleza onde frequenta no Rio de Janeiro. A apresentadora a chamou para ensinar a receita e divulgar o trabalho da profissional, mas no final do programa pediu que ela servisse os outros convidados.
A situação levantou nas redes sociais o debate sobre racismo estrutural, já que a apresentadora, sem saber, o praticou na TV.
“A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo a sua casa”, pediu Talitha. Silene, que recebeu a travessa de cocadas das mãos de Talitha, educadamente retribuiu entregando um dos doces a ela.
Manoel Soares percebeu a enrascada e salvou a colega da situação embaraçosa se oferecendo para servir as cocadas aos outros convidados. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, falou o apresentador.
Assista ao vídeo:
Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns Manoel Soares 👏🏿 pic.twitter.com/CCBTKmjoJZ
— Lázaro Rosa 🇧🇷🚩 (@lazarorosa25) June 13, 2022
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos