Taís Araújo é a primeira negra a apresentar o programa “Saia Justa”
Ela é um dos nomes que substituem Barbara Gancia e Maria Ribeiro, que não tiveram os contratos renovados e se despediram do GNT
atualizado
Compartilhar notícia
Taís Araújo é a primeira mulher negra a apresentar o programa Saia Justa, do canal fechado GNT. Ela é um dos nomes que substituem Barbara Gancia e Maria Ribeiro, que não tiveram os contratos renovados e se despediram da telinha na última quarta-feira (21/12).
Eleita a Mulher do Ano pela revista GQ, Taís representa a negritude e traz no seu discurso questões como racismo, desigualdade e dualidades que marcam a sociedade brasileira. Formada em jornalismo, despontou com destaque na tevê em 1996, na novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete. Taís foi a primeira negra a ser protagonista de uma novela no país.
Sete anos depois, fez a personagem Preta, em “Da Cor do Pecado”, da Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou Ellen, vilã na novela Cobras & Lagartos. Em 2009, viveu uma das Helenas de Manoel Carlos na novela Viver a Vida. Desde então, uma série de personagens relevantes na TV, cinema e teatro marcam a carreira de Taís.Como nova integrante do Saia Justa, Taís Araújo simboliza uma reformulação mais plural do programa, que recebeu algumas críticas por ser voltado unicamente para o público classe média alta. Ao lado do seu marido Lázaro Ramos, a atriz trilha a carreira em conjunto com a militância. Destaca-se a última peça do casal “O Topo da Montanha”, que retrata parte da história do mártir do movimento negro mundial, Martin Luther King.
A luta da atriz se aprofundou quando, em 2015, ela foi vítima de racismo nas redes sociais ao postar fotos com seu cabelo naturalmente crespo.
O “Saia Justa” está no ar desde 2002. Ancorado inicialmente pela jornalista Mônica Waldvogel, a primeira formação contou com as participações da cantora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da escritora Fernanda Young. Desde então, nomes como Betty Lago, Maitê Proença, Luana Piovani, Márcia Tiburi, Ana Carolina e Soninha Francine passaram pelos sofás do estúdio. A jornalista Astrid Fontenelle continuará como âncora do programa.