Strong Black Lead: entenda a icônica foto reproduzida pela Netflix
Vídeo promocional com 47 atores, diretores e criadores negros do serviço de streaming celebra a crescente diversidade em Hollywood
atualizado
Compartilhar notícia
A Netflix divulgou, na noite desse domingo (24), um vídeo endossando a participação de atores, diretores e criadores negros em produções do serviço de streaming. As imagens foram divulgadas no intervalo do BET Awards, prêmio da televisão americana que valoriza a produção artística negra. Na manhã desta segunda-feira (25), as imagens invadiram o Twitter de celebridades como Kerry Washington e Thandie Newton.
Narrado por Caleb McLaughlin, o Lucas de Stranger Things, o vídeo fala em representatividade de diversas vivências da negritude no audiovisual, reforçando o bom momento que Hollywood vive: só no streaming é possível ver boas séries como Cara Gente Branca, Ela Quer Tudo, Orange is the New Black, Luke Cage e 3%, todas lideradas por atores negros – ou ao menos com personagens negros de peso. A mensagem, aliás, é clara: este não é um momento, é um movimento pela mudança.This is not a MOMENT. This is a MOVEMENT. pic.twitter.com/HtzTDPIDXo
— Strong Black Lead (@strongblacklead) June 25, 2018
A foto que aparece no final do vídeo é um remake da famosa imagem A Great Day in Harlem, de 1958, que reuniu os grandes músicos de jazz do bairro novaiorquino. À época, as artes e a cultura negra estavam florescendo em Nova York. Trata-se de uma celebração da crescente e eficiente representatividade negra não só na Netflix, mas em toda a indústria do audiovisual.
O vídeo, dirigido pela jovem cineasta Lacey Duke, é uma ação para divulgar o Strong Black Lead, equipe de executivos negros da Netflix que “representam um foco intencional da empresa em falar de forma autêntica com a audiência negra”, segundo a diretora de marca e de editorial Maya Watson.