Streaming investe em séries infantojuvenis e conquista público da TV
Com o aumento de crianças e adolescentes assistindo séries e filmes no streaming, novas produções do gênero estão surgindo
atualizado
Compartilhar notícia
As grandes plataformas de streaming estão produzindo novos conteúdos para captar a atenção do público infantojuvenil. Com a falta de conteúdos na TV, as crianças estão migrando para o conteúdo digital e consumindo, cada vez mais, séries e filmes no streaming.
Recente estudo feito pela Kantar Ibope Media aponta para um fato que já chama atenção dos especialistas há algum tempo. Crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos de idade, representam 35% do público total do streaming. A faixa infantojuvenil já configura mais de 1/3 da audiência do mercado digital e opta por consumir conteúdos sob demanda.
O Disney+, por exemplo, é uma das plataformas que foca, principalmente, em animações e produções feitas para o público infantojuvenil. Com filmes clássicos e novas séries e filmes, mapeou o mercado e se consolidou rapidamentel com conteúdos próprios. Um dos destaques é O Coro, um live action teen.
Agora, outras marcas gigantes, como a Netflix, também estão explorando o mercado de séries e filmes para crianças. Na plataforma, uma das produções mais vistas no Brasil é Chiquititas. Entre janeiro e junho de 2023, a novela teve 162 milhões de horas assistidas.
De olho no crescimento, neste primeiro mês do ano, a Netflix anunciou o lançamento de Luz, primeira série nacional infantojuvenil. Protagonizada por Marianna Santos, atriz de Poliana Moça e Carinha de Anjo, a séire conta a história de Luz, uma menina de 9 anos de idade que cresceu em uma comunidade indígena e vai em busca das suas origens ao descobrir que foi adotada após se tornar órfã.
A Itaú Cultural Play é outra plataforma que disponibiliza uma programação especial de férias para o público infantojuvenil. Ela é composta pela mostra Férias Animadas, uma seleção feita pela equipe da plataforma de streaming que soma seis animações nacionais de curtas e longas-metragens.
O Prime Video, por sua vez, tem o RPG Vox Machina como opção no catálogo. Na HBO Max, o público pode encontrar a série brasileira Irmã do Jorel, que se popularizou também em alguns canais pagos na televisão.