Streaming cresce em audiência e TVs abertas caem, diz pesquisa
Streaming encosta na TV aberta e já supera a audiência dos 4 maiores canais do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O streaming, principalmente o YouTube, é atualmente a mídia com maior crescimento no universo audiovisual, em contraste com as TVs abertas que apresentam queda constante na preferência do público. Dados do Ibope mostram um aumento de 11% na audiência dos serviços digitais, entre janeiro a outubro – em relação ao mesmo período de 2023. Em comparação, todos os canais (Band, Record, SBT, Globo e RedeTV!) apresentaram perda de audiência.
Com o resultado, o streaming representa 24,2% da audiência total, superando a soma dos 4 maiores canais abertos do Brasil (Band, Record, SBT e RedeTV!). A Globo, no mesmo período, caiu 4% na audiência e viu a diferença para os serviços digitais diminuir ainda mais.
Além da Globo, outras emissoras de TV aberta, como Record, SBT, Band e RedeTV, também estão perdendo audiência: o SBT caiu 7,2%; a Band, 7%, a Record e a RedeTV tiveram retração de 3%.
YouTube é mais assistido que TVs abertas
Uma pesquisa de mercado mostrou que, pela primeira vez, o YouTube ultrapassou a Globo e as outras quatro grandes emissoras da TV aberta quando o assunto é comportamento do consumidor.
O dado fez parte do Target Group Index, produto da Kantar IBOPE Media, e foi feita de forma própria para análise de mercado, e apresentada pelo Google em um evento voltado ao mercado publicitário no mês de outubro.
O estudo mostrou que o YouTube é a plataforma preferida entre os brasileiros com 18 anos ou mais e contabilizou todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso).
De acordo com o YouTube, 75 milhões de pessoas assistem á plataforma em televisores com internet, por exemplo. Somadas, as emissoras alcançaram o número de 73 milhões.
O Metrópoles conta com um canal bastante popular, com quase 3 milhões de inscritos, com vídeos sobre as informações de interesse público do Brasil e do mundo.