Séries com vários protagonistas são nova tendência no streaming
A tendência não é nova, mas cada vez mais vem sendo explorada nas novas produções. Elite e La Casa de Papel, sucessos mundiais, são exemplos
atualizado
Compartilhar notícia
As plataformas de streaming estão cada vez mais ousadas, com inovações para atrair o público. Uma dessas novidades é a presença de vários protagonistas nas séries. Mesmo que não seja uma aposta totalmente recente, presente em grande produções como Game of Thrones e This is Us, o formato consolidou-se com o lançamento de Elite e La Casa de Papel.
Em La Casa de Papel, por exemplo, é possível afirmar que mais de 10 personagens tiveram momentos de protagonismo durante os 36 episódios que se tornaram uma febre mundial. Segundo Fabio Gomes, apresentador e especialista em cultura pop, a estratégia é positiva para diversificar as histórias presentes em cena.
“Quanto mais personagens fortes com protagonismo, melhor para a série. Na maioria dos casos, a ideia sempre é expandir para além de uma temporada e com múltiplos protagonistas, você consegue explorar diferentes jornadas que levam a história para frente sem ficar repetitivo”, explica.
Segundo ele, a tendência também pode tornar a experiência mais agradável para os espectadores. “Acredito que essa é uma forma interessante de contar a história, pois há sempre mais possibilidades de surpreender o público se tudo for trabalhado de maneira correta.”
Outro ponto para o formato ganhar força no streaming é a maior flexibilidade criativa fornecida pelo streaming: com uma base de rendimento garantido pelas assinaturas, as plataformas podem arriscar em gêneros e formatos que ficaram “engessados” na televisão.
Elenco diversificado
Outro ponto que pode ser destacado com a presença de vários protagonistas é a presença e maior diversidade dentro do elenco. Há mais espaços para que histórias de personagens negros, LGBTQIA+ e femininos se destaquem. Na mesma linha, abre espaço para que novos artistas tenham momentos importantes em cena.
A atriz Lena Roque, que estreou recentemente na série Sentença, do Prime Video, e tem uma grande carreira no Brasil, garante que a estratégia também faz bem para o elenco presente nas tramas.
“Existe um movimento que tenta sair das noções clássicas de protagonistas, antagonistas, coadjuvantes, figurantes, elenco de apoio, e permear mais as histórias com todo mundo. As séries começaram a ter vários protagonismos, é uma tendência mundial deixar as relações das histórias mais horizontais. É ótimo porque todos, em algum momento, estão protagonizando suas próprias histórias”, pontua.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos