metropoles.com

Série sobre o massacre de Realengo estreia em 9 de julho na HBO

Massacre na Escola: A Tragédia das Meninas de Realengo acompanha o antes e o depois das vítimas e dos familiares do massacre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ HBO
Cena de série sobre o massacre de Realengo com estudantes de uniforme se abraçando - Metrópoles
1 de 1 Cena de série sobre o massacre de Realengo com estudantes de uniforme se abraçando - Metrópoles - Foto: Divulgação/ HBO

A série documental Massacre na Escola: A Tragédia das Meninas de Realengo, que acompanha o antes e o depois das vítimas e dos familiares do massacre, estreia em 9 de julho na HBO Max e na HBO.

Com quatro episódios, a série acompanha o antes e o depois das vítimas e seus familiares e se aprofunda no universo dos grupos de ódio nas redes sociais, onde são compartilhados discursos extremistas, sobretudo de misoginia.

3 imagens
Série sobre o massacre de Realengo na HBO
Série sobre o massacre de Realengo na HBO
1 de 3

Série sobre o massacre de Realengo na HBO

Divulgação/ HBO
2 de 3

Série sobre o massacre de Realengo na HBO

Divulgação/ HBO
3 de 3

Série sobre o massacre de Realengo na HBO

Divulgação/ HBO

Massacre de Realengo

Quinta-feira, 7 de abril de 2011, 8h30 da manhã. A Escola Municipal Tasso de Silveira comemora os 40 anos de funcionamento. Um ex-aluno entra com duas armas escondidas, se apresenta como palestrante e pela primeira vez no Brasil ocorre um massacre em uma instituição de ensino.

Em cerca de 15 minutos, foram mais de 30 disparos, 24 estudantes baleados e 12 mortos, dentre eles, 10 meninas. Testemunhas pontuam que o assassino se direcionava, majoritariamente, às alunas da escola. O caso comoveu o país e o massacre foi considerado como feminicídio em massa.

Após 12 anos, a tragédia continua presente na sociedade. Bianca Lenti, produtora e diretora da série documental, aponta a necessidade de não esquecer o crime de ódio que levou à morte de crianças inocentes e investiga as muitas camadas de violência entranhadas no pior atentado já ocorrido em uma escola brasileira, abordando inclusive, ao longo dos episódios, ataques que sucederam o dia 7 de abril de 2011, como o massacre de Suzano em 2019.

Nos episódios, especialistas e vítimas discorrem sobre as multicamadas históricas e sociais por trás do crime, com pautas complexas e atuais, que trazem debates e medidas para prevenir este fenômeno social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?