Segunda Chamada: sucesso de audiência antecipa nova temporada
A série bem-sucedida da emissora carioca tem previsão de voltar à telinha em abril de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Com a exibição, nessa terça-feira (17/12/2019), do último episódio da primeira fase de Segunda Chamada, os fãs se despediram dos alunos e professores da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. Os bons índices de audiência fizeram a direção da TV Globo antecipar o retorno da produção às telinhas: em vez do segundo semestre, a obra volta a ser exibida em abril de 2020.
As autoras Carla Faour e Júlia Spadaccini comemoram o sucesso da trama que aborda temas de relevância social como aborto, sexualidade e violência contra a mulher. “Saber que geramos debates sobre temas tabus foi o retorno mais precioso que tivemos, pois escrevemos justamente para levantar reflexões não só sobre a educação, mas sobre a sociedade como um todo”, reforça Spadaccini.
Ambientada em uma escola da periferia de São Paulo, o seriado acompanha uma turma noturna de EJA (Educação de Jovens e Adultos), retrata a precariedade do sistema de ensino público no Brasil e foi escolhida recentemente como uma das melhores obras do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). “O que fica foi o modo como Segunda Chamada foi abraçada pelas pessoas. Recebi muitas mensagens, tanto de professores como de alunos, que se sentiram representados, que se reconheceram nos personagens e nas histórias que foram contadas na série”, diz Faour.
De acordo com Joana Jabace, diretora artística da série, fazer Segunda Chamada foi um exercício de aproximação com a realidade. “Tentamos trazer esse universo de uma maneira humana. A série trata de assuntos espinhosos, mas optamos em fazer isso pelo viés da emoção”. As gravações da segunda temporada da série estão previstas para o início de 2020.
Veja imagens do último capítulo de Segunda Chamada: