Saltburn: descubra quais histórias inspiraram a criação do filme
Saltburn, novo filme do Amazon Prime Video, está entre as mais vistas do serviço de streaming. Veja quais histórias inspiraram o longa
atualizado
Compartilhar notícia
Saltburn estreou no Prime Video em dezembro de 2023 e, desde então, está no topo da lista de filmes mais vistos da plataforma de streaming. A ousada produção ironiza a vida dos superricos e chama atenção por conta do conteúdo erótico explícito em cena.
Segundo Linus Sandgren, diretor de fotografia de Saltburn, o filme teve inspiração em estéticas de clássicos do cinema, principalmente em produções estreladas por vampiros. Ele também afirmou que existem influências do expressionismo alemão e nos filmes próximos de Nosferatu. “Mesmo que não sejam vampiros de verdade, mas é algo semelhante”, explicou Sandgren ao The Wrap.
A trama gira em torno de Oliver Quick, um estudante universitário que recebe o convite do jovem rico Felix Catton para passar as férias de verão na mansão de sua família, na região de Saltburn. Com a chegada do garoto, uma série de eventos perturbadores começa a acontecer no local.
Em seguida, o diretor completou: “A outra era a parte voyeurística, que parecia mais na linha do suspense de Hitchcock, em que você só via um close-up de um olho ou tinha os pontos de vista através de portas e depois os dias ensolarados e românticos. Esse tipo de tom sexual teve sua própria vibração que interveio em tudo isso.”
A diretora Emerald Fennell, em entrevista à Folha, disse que o enredo aborda a “decadência da aristocracia por meio de histórias de amor complicadas”. Filmes como O Morro dos Ventos Uivantes e Rebecca, A Mulher Inesquecível foram, segundo a criadora, essenciais para compor a história de Saltburn.