metropoles.com

Rodrigo França estreia Humor Negro e comenta polêmica no Multishow

Rodrigo França criou Humor Negro, que estreia no Multishow. Canal viu se tornar pública briga entre roteiristas e atores do Vai que Cola

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto colorida de Rodrigo França de tranças - Metrópoes
1 de 1 Foto colorida de Rodrigo França de tranças - Metrópoes - Foto: null

O especial de comédia Humor Negro, dirigido por Rodrigo França em 2022, fez tanto sucesso que virou uma série no Multishow e no Globoplay. No programa, o ator, diretor, cientista social, filósofo, escritor e ex-BBB, usa a comicidade para desmascarar e fazer críticas ao racismo enfrentado por artistas negros dentro e fora dos palcos brasileiros.

Em entrevista ao Metrópoles, Rodrigo explica o cuidado para que a série não cause gatilhos em pessoas negras. “A gente não ri da vítima, a gente ri do algoz. Porque muitas vezes a gente tá falando do racismo cotidiano. A gente não tá falando do extremo que chega a morte, embora o cotidiano leve também. A morte é muitas vezes o racista. Ele é patético, ele é patético no senso de superioridade. O nosso deboche está nisso. Então é uma escrita e uma interpretação muito responsável”, explica.

O diretor afirma ainda que sabe da complexidade de lidar com o humor, justamente por ele ser usado muitas vezes como ferramenta da opressão de grupos minoritários: “Tem uma pesquisa de 30 anos de arte que vai contra a uma narrativa hegemônica que muitas vezes execra ao invés de conscientizar, ao invés de fazer rir. Então é uma equipe onde todo mundo está 100%, está muito atento ao que vai dizer, o que vai mostrar”.

Durante a conversa, Rodrigo comentou a polêmica envolvendo o programa Vai que Cola, do Multishow. A equipe do humorístico entrou em crise após os roteiristas emitirem uma carta aberta afirmando que o roteirista André Gabeh, segundo eles, o único homem negro e suburbano da equipe, foi demitido por implicância e perseguição de alguns atores.

5 imagens
Rodrigo França
Rodrigo é diretor da série Humor Negro
Rodrigo França é autor de O Pequeno Príncipe Preto
Ator, diretor, roteirista, ex-BBB e escritor
1 de 5

Rodrigo França

Reprodução
2 de 5

Rodrigo França

Reprodução
3 de 5

Rodrigo é diretor da série Humor Negro

Reprodução
4 de 5

Rodrigo França é autor de O Pequeno Príncipe Preto

Julio Ricardo/ Divulgação
5 de 5

Ator, diretor, roteirista, ex-BBB e escritor

Julio Ricardo/Divulgação

“Eu vou além do caso, porque eu não estou lá. Mas eu posso fazer uma análise do que é a sociedade. As instituições só tendem a reproduzir o que a sociedade é. Então, o que a sociedade é para pessoas negras, mulheres, LGBTQI+, as instituições também tendem a ser”, afirma Rodrigo.

O escritor diz que apesar de não saber, de fato, como as coisas aconteceram, se solidariza com André. “Eu conheço o André Gabeh, como conheço artistas e técnicos desse projeto, são pessoas que eu tenho muito respeito, mas eu não posso sinalizar porque eu não vivencio. Mas, ao mesmo tempo, eu não posso tirar o crédito do André, que se coloca como vítima”.

Confira a entrevista na íntegra:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?