metropoles.com

Repórter da Globo é ameaçada após denúncias contra empresa no Fantástico

Reportagem que motivou ataques foi exibida pelo Fantástico em 15 de agosto, denunciando empresas por golpes de pirâmide financeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lívia Torres, Fantástico
1 de 1 Lívia Torres, Fantástico - Foto: Reprodução

A repórter Lívia Torres, da Globo, foi ameaçada por manifestantes após reportagem exibida pelo Fantástico em 15 de agosto, que denunciou empresas por golpes de pirâmide financeira.

A matéria sobre pessoas jurídicas investigadas por usar bitcoins para a aplicação de golpes citou a empresa GAS Consultoria, que possui sede em Cabo Frio, Rio de Janeiro. Em resposta, manifestantes em defesa da empresa fizeram protestos em frente à sede da emissora no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (27/8). Eles exigiram a presença de Lívia e pediram esclarecimentos sobre os supostos crimes realizados pela empresa.

No domingo, o Fantástico revelou que Glaidson Acácio dos Santos, dono da GAS Consultoria, foi detido pela operação Kryptos após ter cogitado deixar o Brasil. Segundo a reportagem, além de movimentar de forma ilegal R$ 38 bilhões, Glaidson considerou amarrar uma repórter da emissora. A ameaça foi descoberta em interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal.

4 imagens
Luciano Huck
Tarcísio Filho no Fantástico
Fantástico
1 de 4

Repórter Lívia Torres

Reprodução
2 de 4

Luciano Huck

Reprodução
3 de 4

Tarcísio Filho no Fantástico

Reprodução
4 de 4

Fantástico

Reprodução

Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa apoiou a jornalista e repudiando as ameaças feitas. “O episódio é gravíssimo e exige providências imediatas das autoridades, identificando e levando à Justiça os responsáveis. Ameaças a jornalistas têm se multiplicado nos últimos tempos. Em boa medida elas são estimuladas pelo comportamento do presidente Jair Bolsonaro, que hostiliza a imprensa quase diariamente. A democracia pressupõe uma imprensa livre e é obrigação do poder público impedir qualquer tipo de ameaça ou intimidação”, diz o comunicado assinado por Paulo Jeronimo, presidente da ABI.

A Comunicação da Rede Globo também repudiou “qualquer tentativa de intimidação, como a retratada no vídeo, e reitera que continuará a noticiar os fatos em relação ao tema em questão”. A Globo também frisou que “Livia Torres fez um trabalho exemplar e conta com o apoio e solidariedade da emissora”, acrescentou a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?