Relembre 5 remakes de novelas que foram um sucesso
Com Renascer e Dona Beija prestes a estrear na Globo e na HBO Max, o Metrópoles separou remakes que conquistaram o público
atualizado
Compartilhar notícia
As novelas são sucesso desde quando passavam no rádio. Na televisão, elas ganharam ainda mais força e agora conquistam também o público do streaming, com produções exclusivas e opção de ver as antigas a qualquer hora. E embora histórias inéditas sejam valorizadas, os remakes aparecem como apostas certeiras e resgatam romances e intrigas que cativaram o público décadas atrás.
Na lista de próximos lançamentos de remakes estão Renascer, que teve Antônio Fagundes e Marcos Palmeiras na versão de Benedito Ruy Barbosa, em 1993, e chega às telas da Globo em janeiro de 2024 pelas mãos do neto do autor, Bruno Luperi. O responsável pelo recente remake de Pantanal vai trazer Palmeiras de volta, agora no papel de José Inocêncio, e também contar com Juan Paiva entre os protagonistas.
Outro título que chega no próximo ano é Dona Beja, produzida pela Rede Manchete — antecessora da RedeTV! — em 1986 com o nome de Dona Beija e agora adaptada pela HBO Max. Ainda sem data de estreia, a trama vai ter Grazi Massafera e David Júnior como os protagonistas Beja e João.
Embora a prática de refazer histórias de sucesso esteja em alta, ela não é nova. Confira alguns remakes que já passaram pelas telinhas e fizeram sucesso entre os telespectadores:
1. Pantanal
A versão apresentada por Bruno Luperi em 2022 foi um grande sucesso no horário nobre da TV Globo. Com nomes como Alanis Guillen, Juliana Paes, Marcos Palmeira e Jesuíta Barbosa entre os protagonistas, a novela conta a história do fazendeiro José Leôncio e passeia pelas crenças folclóricas do país com Juma Marruá, uma mulher que vira onça, assim como a mãe dela, e o Velho do Rio, um sábio homem que se transforma em cobra.
2. Mulheres de Areia
O remake de 1993 está no ar como parte da programação vespertina da Globo. Com Glória Pires nos papéis das irmãs Ruth e Raquel e Marcos Frota como Tonho da Lua, a trama escrita por Ivani Ribeiro em 1973 ganhou detalhes de O Espantalho, também dela, quando foi reescrita pela autora. O sucesso da nova versão é tão grande, que ela foi reexibida outras duas vezes pelo canal.
3. Chiquititas
Uma legião de crianças dos anos 1990 acompanhou a trama de Cris Morena baseada na produção argentina homônima. O elenco da original de 1997 contou com nomes como Fernanda Souza, Carla Diaz e Aretha Oliveira. Quase duas décadas depois, em 2013, o remake assinado por Cris com Íris Abravanel teve Giovanna Grigio, Sophia Valverde e Gabriel Santana.
4. Anjo Mau
Susana Vieira e Glória Pires viveram a protagonista da telenovela nas versões da novela de 1976 e 1997, respectivamente. Na trama de Cassiano Gabus Mendes, as atrizes deram vida à Nice, uma mulher de família humilde que arruma um emprego como babá e vê nesse trabalho a chance de crescer na vida.
5. Rebelde
O sucesso mexicano conquistou o Brasil em 2004, e movimentou milhares de brasileiros com a passagem da turnê do RBD por aqui no começo do mês. Inspirada no êxito do original, Margareth Boury criou a versão brasileira em 2011 e contou com Arthur Aguiar, Lua Blanco, Sophia Abrahão, Micael Borges, Chay Suede e Mel Fronckowiak no elenco principal.