metropoles.com

Relembre 5 remakes de novelas que foram um sucesso

Com Renascer e Dona Beija prestes a estrear na Globo e na HBO Max, o Metrópoles separou remakes que conquistaram o público

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Resumo das Novelas Online
Foto colorida de quatro homens-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de quatro homens-Metrópoles - Foto: Reprodução/Resumo das Novelas Online

As novelas são sucesso desde quando passavam no rádio. Na televisão, elas ganharam ainda mais força e agora conquistam também o público do streaming, com produções exclusivas e opção de ver as antigas a qualquer hora. E embora histórias inéditas sejam valorizadas, os remakes aparecem como apostas certeiras e resgatam romances e intrigas que cativaram o público décadas atrás. 

Na lista de próximos lançamentos de remakes estão Renascer, que teve Antônio Fagundes e Marcos Palmeiras na versão de Benedito Ruy Barbosa, em 1993, e chega às telas da Globo em janeiro de 2024 pelas mãos do neto do autor, Bruno Luperi. O responsável pelo recente remake de Pantanal vai trazer Palmeiras de volta, agora no papel de José Inocêncio, e também contar com Juan Paiva entre os protagonistas.

O ator volta como José Inocêncio no remake de Renascer

Outro título que chega no próximo ano é Dona Beja, produzida pela Rede Manchete — antecessora da RedeTV! — em 1986 com o nome de Dona Beija e agora adaptada pela HBO Max. Ainda sem data de estreia, a trama vai ter Grazi Massafera e David Júnior como os protagonistas Beja e João. 

Embora a prática de refazer histórias de sucesso esteja em alta, ela não é nova. Confira alguns remakes que já passaram pelas telinhas e fizeram sucesso entre os telespectadores:

1. Pantanal

A versão apresentada por Bruno Luperi em 2022 foi um grande sucesso no horário nobre da TV Globo. Com nomes como Alanis Guillen, Juliana Paes, Marcos Palmeira e Jesuíta Barbosa entre os protagonistas, a novela conta a história do fazendeiro José Leôncio e passeia pelas crenças folclóricas do país com Juma Marruá, uma mulher que vira onça, assim como a mãe dela, e o Velho do Rio, um sábio homem que se transforma em cobra. 

9 imagens
Glória Pires ficou com os papéis de Ruth e Raquel no remake
Quem viveu a babá no remake foi Glória Pires
Suzana Vieira foi Nice na primeira versão de Anjo Mau
Versão original de Chiquititas
Nova versão de Chiquititas
1 de 9

Eva Wilma viveu Ruth e Raquel na primeira versão de Mulheres de Areia

Foto: Globo/Reprodução
2 de 9

Glória Pires ficou com os papéis de Ruth e Raquel no remake

Foto: Globo/Reprodução
3 de 9

Quem viveu a babá no remake foi Glória Pires

Foto: Globo/Reprodução
4 de 9

Suzana Vieira foi Nice na primeira versão de Anjo Mau

Foto: Globo/Divulgação
5 de 9

Versão original de Chiquititas

Divulgação
6 de 9

Nova versão de Chiquititas

Foto: Reprodução
7 de 9

Rebelde Brasil

Reprodução
8 de 9

O Rebelde fez uma turnê em 2023

Grupo Abril/Reprodução
9 de 9

Juma por Cristina Oliveira no original e Alanis Guillen no remake

Reprodução

2. Mulheres de Areia 

O remake de 1993 está no ar como parte da programação vespertina da Globo. Com Glória Pires nos papéis das irmãs Ruth e Raquel e Marcos Frota como Tonho da Lua, a trama escrita por Ivani Ribeiro em 1973 ganhou detalhes de O Espantalho, também dela, quando foi reescrita pela autora. O sucesso da nova versão é tão grande, que ela foi reexibida outras duas vezes pelo canal.  

3. Chiquititas

Uma legião de crianças dos anos 1990 acompanhou a trama de Cris Morena baseada na produção argentina homônima. O elenco da original de 1997 contou com nomes como Fernanda Souza, Carla Diaz e Aretha Oliveira. Quase duas décadas depois, em 2013, o remake assinado por Cris com Íris Abravanel teve Giovanna Grigio, Sophia Valverde e Gabriel Santana.

4. Anjo Mau 

Susana Vieira e Glória Pires viveram a protagonista da telenovela nas versões da novela de 1976 e 1997, respectivamente. Na trama de Cassiano Gabus Mendes, as atrizes deram vida à Nice, uma mulher de família humilde que arruma um emprego como babá e vê nesse trabalho a chance de crescer na vida.  

5. Rebelde

O sucesso mexicano conquistou o Brasil em 2004, e movimentou milhares de brasileiros com a passagem da turnê do RBD por aqui no começo do mês. Inspirada no êxito do original, Margareth Boury criou a versão brasileira em 2011 e contou com Arthur Aguiar, Lua Blanco, Sophia Abrahão, Micael Borges, Chay Suede e Mel Fronckowiak no elenco principal. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?