Reinaldo Gottino abre o jogo sobre volta ao Balanço Geral: “Mexe comigo”
Depois de uma curta passagem pela CNN Brasil, o jornalista retornou à Record e tenta recolocar a atração no primeiro lugar
atualizado
Compartilhar notícia
Em sua (ainda) curta existência, a CNN Brasil enfrentou algumas polêmicas. Uma das principais foi o “sai não sai” de Gabriela Priolli, depois treta com Caio Coppolla. A confusão respingou em Reinaldo Gottino, que, após alguns meses, deixou ele mesmo a CNN voltando à Record TV.
A confusão ocorrida em O Grande Debate não foi, garante o próprio jornalista de 42 anos, o motivo de seu retorno à TV Aberta. Nos bastidores, comenta-se em uma proposta irrecusável e certo desconforto de Gottino na CNN Brasil. Nada que ele confirme.
Porém, o fato é que ele deixou a Record em setembro de 2019, para retornar no fim de maio deste ano.
“Foi uma experiência incrível e maravilhosa. Fui lá, participei do processo de criação, ajudei com a emissora no ar e voltei. Ganhei muitos amigos e só tenho que agradecer a experiência. Para a minha carreira foi muito importante. Como diria Júlio César: ‘Veni, vidi, vici'”, afirma Gottino, em entrevista ao Metrópoles.
Sobre um suposto desconforto com a linguagem da CNN Brasil, mais formal que aquela empregada pelo apresentador no Balanço Geral SP, ele dá a pista de onde se sente mais à vontade.
“São formatos bem diferentes. Eu gostei muito de participar do Multivozes da CNN, mas o hard news, ao vivo, em pé, com todo improviso, fazendo o rádio, isso mexe comigo”, avalia Gottino. “O brasileiro adora TV Aberta”, conclui.
O apreço pelo rádio está no DNA de Gottino. Ele começou a trajetória na Rádio Imprensa, depois passou pela CBN e Rádio Globo. A chegada à Record ocorreu em 2005, onde, somente no ano de 2014, assumiu o Balanço Geral SP.
Audiência
A parceria entre Gottino e o Balanço Geral SP gerou benefícios para os dois. Se o apresentador ficou mais à vontade, a atração tem registrado bons números de audiência desde o seu retorno: na reestreia, o programa aumentou em 6% o Ibope e tem conseguido a vice-liderança no horário.
No Balanço Geral, Gottino pôde voltar ao estilo que o consagrou, abusando da informalidade e mesclando jornalismo e entretenimento – principalmente no programa A Hora da Venenosa.
Ao lado de Fabiola Reipert e Renato Lombardi, Gottino colocou o programa em primeiro lugar na audiência, vencendo, diversas vezes, a Sessão da Tarde, da Globo.
“Mesclar jornalismo com entretenimento é uma tendência mundial. A TV é uma grande companhia. Precisa ser algo agradável”, opina. “As pessoas me falam que eu sou a cara do programa, completa Gottino.
Coronavírus
A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem causado profundas transformações na televisão. De novelas suspensas a programas gravados de casa, a rotina virou outra.
Para o experiente apresentador, a pandemia mostra que as emissoras precisam, ainda mais, voltar atenção para as demandas dos espectadores.
“Precisamos estar atentos ao que o telespectador quer ver. É ele quem decide. Por isso, estar bem informado e ligado no que acontece é o caminho. Tenho percebido que nesse recomeço é importante reconquistar o público, levando algo sempre diferente. Temos que surpreender todo dia. É como se um dia eu chegasse em casa com flores, no outro chocolate, no outro um perfume, e assim vai”, conclui Gottino.