metropoles.com

Primeira semana de 2020 é desastrosa na televisão brasileira

Sem grandes estreias, o que vimos foi um mais do mesmo de dar dó na programação das emissoras nacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Globo/Divulgação
Matheus2
1 de 1 Matheus2 - Foto: Globo/Divulgação

Recesso é que nem respeito: bom e todo mundo gosta. Até este que vos escreve, também filho de Deus, teve a oportunidade de passar um tempinho de bobeira na praia recarregando as baterias. Só que chegou 6 de janeiro, primeira segunda da primeira semana do ano. Acabou o milho e a pipoca. É hora de, finalmente, começar o ano. Menos, ao que parece, na TV brasileira.

Eu lembro de “antigamente”, lá nos anos 1990, quando as primeiras marcações em um novo calendário eram acompanhadas de ótimas estreias na telinha. Não é o caso do aguardado 2020. Pude observar nos canais abertos uma certa síndrome de Bill Murray. É o Dia da Marmota, Feitiço do Tempo ou só preguiça dos canais?

Vamos começar com a Globo, o maior deles. Era de praxe que o início de janeiro trouxesse ao menos uma grande novidade na programação. As minisséries nacionais, por exemplo. Dercy de Verdade (2012), O Canto da Sereia (2013), Ligações Perigosas (2016)… Desta vez, tivemos, sim, uma grande minissérie. Só que de mais de duas décadas atrás. Não que eu não aprecie um bom revival. Minha recente matéria sobre 1999 para o Metrópoles (cof, cof, desculpem o merchan!) não me deixa mentir. Mas, na boa, O Auto da Compadecida de novo? Tudo bem, é uma obra incrível, agrada a todos os públicos e, de fato, nunca foi reprisada em versão integral, com os quatro capítulos originais. Mas não poderia ter ficado só na Globoplay? Afinal, o filme, compilação da obra seriada, já foi reprisado umas 275 vezes na Sessão da Tarde. O cheiro de ineditismo ficou com odor de naftalina.

Inácio Moraes/Gshow
Alice Wegmann em Ligações Perigosas

Logo depois, produto importado, Madiba, sobre Nelson Mandela, também disponível no streaming. E não perca! Hoje, sexta-feira, a exibição de mais um capítulo da série Jogo de Espiões, cancelada ainda na primeira temporada. Nosso maior produtor de conteúdo audiovisual, pelo visto, ainda está em recesso.

Outros canais seguem em ponto morto. Na minha sagrada hora da fofoca vespertina, liguei na Sonia Abrão para saber dos babados mais recentes. Na semana passada, entre uma propaganda de colchão e outra de cinta, já tinha engolido compilados de coberturas antigas e matérias especiais passadas. Quem nunca quis um tour pela casa do Chiquinho Scarpa? Só que em pleno dia 7 de janeiro sermos premiados com uma retrospectiva dos FAMOSOS QUE FICARAM INTERNADOS EM 2019 é de lascar.

Mudei logo para o SBT e seu Fofocalizando. No rol de assuntos mais “quentes” estavam uma lista de atores convidados para participações especiais no seriado Chaves, cujo último episódio data da queda de Constantinopla, ou ainda a pululante matéria “Marina Ruy Barbosa posta foto comendo pizza e causa polêmica”.

Reprodução/SBT
Fofocalizando também decepcionou neste começo de ano

Melhor pegar um filme no horário nobre, né? Dei um pulinho na Band. Em sua Terça Especial, Alta Tensão em cartaz. Um filme lançado no já balzaquiano 1990 e com cara de lado B na filmografia dos protagonistas Mel Gibson e Goldie Hawn. Se ainda fosse um clássico do tipo Psicose, E o Vento Levou…, vá lá. Ou pelo menos Máquina Mortífera ou Um Salto Para a Felicidade. Mudando para a RecordTV, a reexibição do reality Troca de Esposas começou ainda embalada pela ressaca do dia 1º. de janeiro e segue mês afora.

Em um ano com novidades tão esperadas na televisão, como bem antecipamos aqui recentemente, o primeiro a chegar que acenda a luz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?