Patrícia Poeta comete gafe com Cris Vianna e web aponta racismo
Nas redes sociais, Patrícia Poeta foi criticada por confundir parente de convidada no Encontro desta quinta-feira (12/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Patrícia Poeta cometeu uma gafe com Cris Vianna no Encontro desta quinta-feira (12/1) e foi acusada por telespectadores de racismo.
O programa da Globo mostrava a mãe da atriz, dona Darci, que estava na plateia. Após anunciá-la, Poeta apontou para uma pessoa sentada ao lado da convidada.
“E do ladinho dela, também é parente ou não?”, indagou a apresentadora. Cris Vianna franziu a testa e negou o parentesco: “Não, não”.
Poeta tentou disfarçar informando que estava prevista a ida do cunhado da atriz, Leonardo. Minutos depois, dona Darci foi trocada de lugar na plateia.
O programa não mostrou quem estava próximo à mãe de Cris Vianna, mas telespectadores suspeitaram que era uma pessoa preta. Por isso, para parte do público, a “gafe” tem outro nome: racismo.
Acompanhe a repercussão:
quando a Patrícia Poeta perguntou: “é parente também?” eu sabia que isso ia pegar bem mal, essa mulher é péssima
— Juliana Cesarini (@JuuCesarini) January 12, 2023
Patrícia Poeta viu dois pretos juntos e já achou que eram parentes 🫠
— Yulle (@yulle21) January 12, 2023
misericórida, patrícia poeta uma hora dessa da manhã reverberando que todo preto se parece e é parente
coitado do manoel soares— vitória (@torianunes) January 12, 2023
Eu quase nunca assisto o encontro depois que a Fátima saiu, mas não tem um que eu não assista que a Patrícia Poeta não de um fora!! E sempre com os negros 🤡🙄
— Miuki 🌿☀️ (@MelissaMiuki) January 12, 2023
Outro lado
Em contato com o Metrópoles, a assessoria de Patrícia Poeta afirmou que o equívoco, na realidade, partiu da produção do Encontro. “Em nenhum momento a Patrícia cometeu uma gafe, já que a produção havia passado para ela que o cunhado da atriz também estaria na plateia, ao lado da mãe. Algo que ela, inclusive, mencionou em seguida, no ar”, ressalta a nota.
O comunicado ainda ressalta que o programa desta quinta-feira (12/1) tratou sobre racismo. “O programa hoje, inclusive, abordou com seriedade o tema, com a Patrícia defendendo punições mais severas a esse tipo de crime”, completou.
Leia a nota na íntegra
A nota publicada não condiz com a realidade dos fatos. Em nenhum momento a Patrícia cometeu uma gafe, já que a produção havia passado para ela que o cunhado da atriz também estaria na plateia, ao lado da mãe. Algo que ela, inclusive, mencionou em seguida, no ar.
Devemos ter cuidado ao tratar de pautas tão importantes como o racismo. O programa hoje, inclusive, abordou com seriedade o tema, com a Patrícia defendendo punições mais severas a esse tipo de crime. Fazer matérias somente baseadas em um comentário ou outro do Instagram – e que imputam crimes – é muito sério. Jornalismo precisa ser feito com responsabilidade. Um assunto tão sério requer apuração e a consulta de todos os lados como pede o bom e velho Jornalismo.