Paloma Duarte sobre Pedaço de Mim: “Temas difíceis, mas necessários”
Junto a Rafael Vitti e Felipe Abib, a atriz Paloma Duarte compõem o elenco de Pedaço de Mim, nova novela da Netflix
atualizado
Compartilhar notícia
Pedaço de Mim chegou ao catálogo da Netflix nesta sexta-feira (5/7) e aparece como uma opção para quem ama novelas, mas também aprecia conteúdos um pouco mais curtos. Com uma temporada de 17 episódios, a trama conta a história de Liana (Juliana Paes), uma mulher que engravida de dois homens diferentes ao mesmo tempo — o marido, Tomás (Vladimir Brichta), e o irmão de sua melhor amiga, Oscar (Felipe Abib).
(*Atenção: esse texto contém pequenos spoilers de Pedaço de Mim)
A trama, no entanto, aborda assuntos delicados. Um dos gêmeos de Liana é fruto de um estupro, aquecendo debates sobre violência sexual e o aborto. “Quando filmamos isso, nunca imaginamos que essa discussão estaria tão quente. Acho importante lembrar que cada mulher é uma mulher, são discussões individuais, e está aí o perigo da regra, de determinar o que a mulher está afim”, avalia Paloma Duarte, que interpreta a médica Silvia na trama.
Irmã de Tomás, Silvia será uma das primeiras a saber que Liana está grávida de dois homens diferentes e também a descobrir que uma das crianças é fruto de um abuso. Ela será responsável por acolher e mostrar as opções da protagonista.
“Essa série levanta temas muito difíceis. Que não são agradáveis de serem discutidos, mas são profundamente necessários”, reforça ainda a atriz.
Quem também falou sobre o assunto foi João Vitti, que interpreta o par romântico de Silvia, Vicente. De acordo com ele, a trama propõe uma reflexão individual que vai variar de acordo com as referências de cada pessoa. Ele defende, contudo, que a descriminalização do aborto é um caso de saúde pública.
“Você vai ver, e é só homem dando pitaco sobre o que a mulher vai fazer com o corpo dela. A gente tem que calar a boca e dar essa liberdade [para as mulheres], que é um direito”, avalia o ator.
Romance em meio ao caos de Pedaço de Mim
Vicente é também o homem que aparece para mudar a vida de Silvia. Mãe de Inácio (Vitor Valle), a médica vive em função do filho, que sofre com perda de visão, mas vai começar a se abrir para outros ângulos da vida na companhia do também médico.
“Ele é esse cara que traz um sopro na direção da liberdade [para a vida da Silvia]. Ele acolhe, encoraja, a incentiva, é um cara bacana”, adianta João Vitti.
Do outro lado, Silvia é uma mulher que foge da instituição casamento e que viveu a vida solteira até que o filho chegasse à adolescência. “Acho importante abordar uma mulher que recusa o casamento, que está bem sozinha. É bacana poder sair um pouco dos moldes do que é considerado uma situação ideal para uma mulher”, avalia ainda Paloma.
Sob os olhar do vilão
Impactado e empolgado com a história de Pedaço de Mim, Felipe Abib interpreta o grande vilão da novela, Oscar, a um playboy metido a empresário e que consegue se safar sempre que apronta por causa da influência e dinheiro do pai.
As características do personagem foram bem pensadas para aproximá-lo dos espectadores. “A ideia é não ser um vilão ao pé da letra, mas sim mostrar que essa pode ser uma pessoa muito próxima de você e que ela pode cometer esse tipo de abuso”, explica o ator.
Ele afirma que estudou muito para executar o personagem, que passeia entre ser odiado e atrair a atenção das pessoas.
“Sei que esse personagem vai ser muito polêmico e muito importante para esse momento de transformação social. Estou muito grato de fazer isso, apesar de ser bem detestável o personagem”, avalia Abib.