O Tempo Não Para: Dom Sabino reencontra a filha 132 anos depois
Personagem vivido por Edson Celulari foi congelado em um acidente náutico e acorda no Brasil contemporâneo
atualizado
Compartilhar notícia
Foi uma longa viagem pelo tempo, mas Dom Sabino (Edson Celulari) finalmente acorda, completamente desorientado, 132 anos após ter sido congelado em um acidente náutico, ocorrido em 1886. Usando uma máscara de oxigênio, ele estranha. Aliás, não apenas isso, mas tudo ao redor. No leito ao lado está Eliseu (Milton Gonçalves), um catador de material reciclável, que sofreu uma crise no nervo ciático e foi levado à emergência.
Eliseu, então, passa a observar com atenção e curiosidade o homem que parece completamente deslocado no tempo pela forma como se veste e fala, e que insiste em dizer que precisa encontrar a filha e seguir para sua fazenda, localizada na Freguesia do Ó. Solidário, o catador de lixo se compadece de Dom Sabino e, certo de que ele não está em seu perfeito estado, oferece ajuda, que é imediatamente aceita.
O que se vê a partir de então é absolutamente surreal tanto para Eliseu quanto para Dom Sabino. Assim que este coloca os pés na rua, fica estupefato. Tudo o que vê ao redor, como semáforos e o trânsito – repleto de “”carroças motorizadas” –, soa como uma visão inédita para ele. Paulina (Carol Macedo), neta do catador de lixo, chama um táxi para os três e Dom Sabino fica admirado com a curiosa carruagem se aproximando. Então, seguem em direção à Freguesia do Ó, onde Eliseu mora, sendo o caminho um espetáculo de luzes e cores que maravilha o patriarca dos Sabino Machado, que ainda acredita estar no século XIX.
Ao chegar à casa de Eliseu, Dom Sabino se surpreende com cada modernidade que se apresenta. Uma simples luz elétrica, uma torneira ou uma privada parecem engenhocas de última geração. O homem chega até mesmo a pensar que está em Paris, deduzindo que o Albatroz – navio em que estava – sofreu um desvio de rota e foi parar na Cidade Luz.
Nessa incursão pelo novo mundo, Dom Sabino sente que Eliseu poderá ajudá-lo a encontrar sua família. E é exatamente o que começa a acontecer. Afinal, ajudada por Samuca (Nicolas Prates), Marocas (Juliana Paiva) também está à procura do pai, e o reencontro, emocionado, ocorre em uma das movimentadíssimas ruas de São Paulo.
As cenas mostrando Dom Sabino pelas ruas da capital paulista estão previstas para ir ao ar a partir de sexta, dia 3 de agosto.