O Golpista do Tinder: descubra o novo documentário sensação da Netflix
A história de Shimon Hayut veio à tona após o documentário O Golpista do Tinder, da Netflix, que mostra o esquema de golpes do israelense
atualizado
Compartilhar notícia
Já imaginou viver um conto de fadas com um magnata dos diamantes? Uma vida dos sonhos, rodeada de presentes caros, viagens luxuosas de jatinho particular e por aí vai. Você conhece este homem dos sonhos no Tinder e, após uma rápida conversa, já se vê perdidamente apaixonada.
O homem é o israelense Simon Leviev, que se diz filho de Lev Leviev, um magnata do ramo de diamantes. Ele te chama para jantar, conhece sua família, te dá presentes caríssimos e se mostra perdidamente apaixonado. Até que Simon alega que está sendo perseguido e não pode usar seus cartões de crédito, pedindo dinheiro para a amada.
E é aí que tudo dá tremendamente errado e o sonho de final feliz fica para uma próxima.
Acontece que o Simon Leviev é, na verdade, Shimon Hayut, de 31 anos, israelense investigado por um complexo esquema criminoso praticado por meio do mais famoso aplicativo de encontros amorosos. O rapaz seduzia mulheres e depois afirmava correr perigo. Revelava, então, que estava sendo perseguido por rivais no negócio e pedia para usar o cartão de crédito das moças, por um período curto. Assim, roubou mais de US$ 10 milhões.
Todo esse enredo de filme é contado no documentário O Golpista do Tinder, lançado pela Netflix. No filme, três mulheres revelam as dívidas exorbitantes que carregam após serem vítimas do golpe de Shimon.
As vítimas
Aylenn Charlotte, Pernilla Sjoholm e Cecilie Fjellhøy fizeram empréstimos em bancos para ajudar Shimon. Amiga de Shimon, Pernilla, de 36 anos, morava em Oslo, na Noruega, quando sofreu o golpe. Já Cecilie, de 33, é norueguesa e morava em Londres quando conheceu o golpista no Tinder. Ayleen é a mais nova, com 26 anos.
Após o documentário ser liberado, as três estão recebendo uma série de mensagens de apoio nas redes sociais. Elas se uniram e viraram amigas após sofrerem o mesmo golpe por parte de Shimon.
Cecilie, que chegou a viajar de jatinho com Shimon no primeiro encontro dos dois, criou uma instituição na Noruega para ajudar mulheres vítimas de fraude. Ela, ao lado de Ayleen e Pernilla, criaram uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e sanar suas dívidas.
Aonde está o Golpista do Tinder?
Já Shimon foi preso entre 2015 e 2017, mas está livre. Em 2019, ele cumpriu cinco meses na prisão em Israel, seu país de origem. Após a repercussão do documentário, Shimon foi expulso do Tinder e banido de outros aplicativos e sites de relacionamento como OkCupid, Hinge, PlentyofFish, OurTime, Meetic, Pairs e Match.
O israelense segue ativo nas redes sociais e vivendo uma vida de luxos e prazeres, enquanto as vítimas se esforçam para pagar as dívidas que as afundam até o pescoço.