metropoles.com

Novela é o gênero de TV mais amado da América Latina

Pesquisa feita em 11 países mostra que o folhetim é o tipo de programa de televisão mais querido em sete nações contempladas no estudo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AvenidaBrasil_11
1 de 1 AvenidaBrasil_11 - Foto: null

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Kantar reforça o que todos nós já sabíamos: a novela continua sendo o gênero televisivo mais querido da América Latina, e o preferido do público que acompanha a programação da televisão aberta. O folhetim é o favorito em sete dos 11 países pesquisados pelo observatório de mídia no continente.

Jornalista e pesquisador de telenovelas, Cláudio Ferreira tem uma explicação bem simples para a continuidade do fenômeno dos folhetins no coração e na mente dos latino-americanos. “Os novos modelos de consumo dos programas de televisão via streaming ou downloads de programas pela web exigem familiaridade do público com a internet”, explica.

 

“Existe um grupo de pessoas mais velhas, na faixa etária dos 40, 50 anos, que ainda é fiel ao jeito tradicional de assistir às novelas. A revolução da televisão digital é muito recente e é uma coisa de nicho que talvez não atinja a audiência conservadora que gosta de ver a programação tradicional de novelas”, acredita Cláudio Ferreira.

Parte importante da indústria cultural brasileira, as novelas são um produto de exportação tão importante quanto o café ou o açúcar. A rede Globo exporta novelas há 40 anos e todos os títulos juntos já arrecadaram o equivalente ao PIB de muitos países.

Nos últimos anos, porém, a primazia do mercado latino-americano ocupado pela emissora carioca entrou em estado de alerta. Embora as novelas globais ainda façam parte do gosto do público latino-americano, existem mudanças formais sendo instituídas no setor para adaptar melhor os produtos aos consumidores.

Para atingir o mercado internacional, o estúdio do Projac teve de se adaptar à ânsia do público externo. Entre outras alterações, os dramaturgos tiveram de diminuir o número de episódios de cada folhetim, enxugando suas tramas para cerca de 60 capítulos.

4 imagens
Os folhetins mexicanos são reconhecidos como patrimônio cultural latino-americano. A trilogia das Marias, como são chamadas o conjunto de novelas estreladas por Thalia, ocupa parte do imaginário afetivo de milhares de telespectadores. Quem não se lembra de <b>"Maria do Bairro"</b>, <b>"Miramar"</b>e <b>"Maria Mercedes"</b>?
Novelas turcas, como a premiada <b>"Kara Sevda"</b>, apostam em temas universais e dramas de família encenados com boa qualidade técnica para conquistar o público latino-americano
Com 2 bilhões em arrecadação, <b>"Avenida Brasil"</b> é a produção mais lucrativa de todos os tempos na América Latina e foi exportada para 106 países
1 de 4

O monopólio da empresa da família Marinho vem sendo ameaçado pelo avanço das novelas evangélicas da Record. "José do Egito", por exemplo, foi exportado para países da América do Sul e para o imenso público latino dos EUA

TV Record/Divulgação
2 de 4

Os folhetins mexicanos são reconhecidos como patrimônio cultural latino-americano. A trilogia das Marias, como são chamadas o conjunto de novelas estreladas por Thalia, ocupa parte do imaginário afetivo de milhares de telespectadores. Quem não se lembra de "Maria do Bairro", "Miramar"e "Maria Mercedes"?

Canal de las Estrellas/Divulgação
3 de 4

Novelas turcas, como a premiada "Kara Sevda", apostam em temas universais e dramas de família encenados com boa qualidade técnica para conquistar o público latino-americano

Divulgação
4 de 4

Com 2 bilhões em arrecadação, "Avenida Brasil" é a produção mais lucrativa de todos os tempos na América Latina e foi exportada para 106 países

TV Globo/Divulgação

 

No mercado interno, a Rede Globo tem disputado a preferência do público com os dramas religiosos da Record, emissora da Igreja Universal do Reino de Deus. Aproveitando-se do forte cristianismo presente na região, as tramas bíblicas têm alcançado um público cada vez maior no continente sul-americano.

Outra concorrente de peso atravessou oceanos para ameaçar a hegemonia das novelas brasileiras na América Latina. Com boa qualidade técnica de fotografia e produção, os folhetins produzidos na Turquia têm alcançado um público voraz com dramas familiares e temas universais que sempre sensibilizaram plateias desde que o mundo é mundo.

Uma amostra desta ameaça foi o pífio desempenho da Globo na premiação do Emmy Internacional 2017. Indicada em nove categorias, a emissora dos irmãos Marinho saiu de mãos abanando sem nenhum troféu e foi desbancada pela novela turca “Kara Sevda” (“Amor Sem Fim”, em tradução livre), transmitida para Argentina, Chile, Colômbia e Peru antes de chegar ao Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?