Nos Tempos do Imperador terá referência ao Black Lives Matter
Nova novela das 6 da Globo, que estreia em 9 de agosto, tem Selton Mello, Mariana Ximenes, Alexandre Nero e mais no elenco
atualizado
Compartilhar notícia
A novela Nos Tempos do Imperador, que estreia na TV Globo em 9 de agosto, fará referência ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre), que tomou o mundo após o assassinato do ex-segurança negro George Floyd, em maio do ano passado. De acordo com Alessandro Marson, escritor do folhetim, o que aconteceu nos Estados Unidos é rotineiro no Brasil e, por isso, foi abordado na trama.
“Esse movimento é importante, mas se a gente pensar em tudo que acontece no Brasil, acontece todos os dias, diversas vezes. A gente nunca se esqueceu disso. Fará referência na novela em algum momento [ao movimento], mas a gente não precisava ter esse movimento para falar sobre isso. É uma realidade brasileira diária. A gente tem que falar de uma maneira contemporânea”, afirmou Marson.
Já Thereza Falcão, também escritora da obra, foi necessário muito cuidado para abordar o tema com o respeito que ele merece.
“É um momento mais delicado para a gente. Por mais que nós tenhamos empatia, nós somos duas pessoas brancas. São histórias muito delicadas. Acho que a gente tem constantemente feedbacks dos atores sobre o assunto. A gente quer aprender muito, a gente precisa aprender muito, e foi constante. Quando começamos a escrever em 2018 até agora muita coisa mudou, evoluiu”, ponderou.
Primeira novela inédita após a sequência de reprises por conta da pandemia da Covid-19, Nos Tempos do Imperador fala sobre escolhas, sacrifícios, desafios, conquistas, batalhas, vitórias e derrotas. E, como não poderia faltar, grandes paixões. Puxando a “Pequena África”, um reduto de negros livres e fugitivos que precisam de proteção, como foco, a luta pela liberdade negra estará presente no folhetim.