metropoles.com

Netflix x Globo: streaming desafia TV aberta usando atores da emissora

Nomes que fizeram fama no canal carioca, como Selton Mello e Emanuelle Araújo, agora estrelam produções da plataforma digital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
globo-netflix
1 de 1 globo-netflix - Foto: Arte/Metrópoles

“Quem tá pronto pra se humilhar na TV aberta?”, diz um dos personagens da recém-lançada série Samantha!, primeira incursão da Netflix na comédia brasileira. A provocação faz ainda mais sentido se levarmos em conta a quantidade de atores que a plataforma de streaming “roubou” da Globo.

O mais recente egresso global é Marco Pigossi, uma das estrelas da supersérie Onde Nascem os Fortes e da novela A Força do Querer (2017). Ele teve saída conturbada da emissora e assinou contrato para participar de duas séries da Netflix: a australiana Tidelands, na qual estreará em uma produção falada em inglês, e a nacional Cidades Invisíveis, criada e dirigida por Carlos Saldanha, das franquias de animação A Era do Gelo e Rio.

4 imagens
Elenco de Coisa Mais Linda, próxima série brasileira da Netflix
Elenco da segunda temporada de 3%
Samantha!, com Emanuelle Araújo e Douglas Silva
1 de 4

Enrique Díaz e Selton Mello no thriller político O Mecanismo, baseado na Lava Jato

Pedro Saad/Netflix/Divulgação
2 de 4

Elenco de Coisa Mais Linda, próxima série brasileira da Netflix

Aline Arruda/Netflix/Divulgação
3 de 4

Elenco da segunda temporada de 3%

Pedro Saad/Netflix/Divulgação
4 de 4

Samantha!, com Emanuelle Araújo e Douglas Silva

Fabio Braga/Netflix/Divulgação

 

Usar atores que trabalharam na Globo parece ser uma estratégia até certo ponto manjada da Netflix. Nos anos 2000, a Record fez isso a torto e a direito quando começou a investir pesado em novelas. Mas buscar globais faz todo o sentido do ponto de vista de mercado e da busca por prestígio e audiência – vale lembrar que 3%, primeira produção nacional do streaming, foi bastante criticada por causa das atuações e é mais querida lá fora do que aqui.

Um rosto já conhecido pode fisgar mais facilmente públicos antes cativos da TV aberta, além de transmitir uma certa autenticidade às produções – “isso ainda é televisão, e de qualidade, mas por streaming”. Familiaridade associada a novos formatos, temas, gêneros e formas de assistir.

A distopia 3%, lançada em 2016, é liderada por vários ex-Globo, entre jovens e veteranos, como João Miguel (Felizes Para Sempre?), Bianca Comparato (Avenida Brasil), Sérgio Mamberti (O Profeta) e Zezé Motta (O Outro Lado do Paraíso). Na segunda temporada, entraram Fernanda Vasconcellos (Haja Coração) e Maria Flor (Sete Vidas).

Fernanda junta-se a Mel Lisboa (Presença de Anita), que participou de Os Dez Mandamentos, da Record, Maria Casadevall (Os Dias Eram Assim), Pathy Dejesus (I Love Paraisópolis) e Ícaro Silva (Pega Pega) na ainda inédita Coisa Mais Linda, trama ambientada nos anos 1950 que acompanha os bastidores de um clube de bossa nova.

Para dramatizar a operação Lava Jato, O Mecanismo também recorreu a nomes da mídia tradicional: Selton Mello (Treze Dias Longe do Sol), Enrique Díaz (Onde Nascem os Fortes), Caroline Abras (Felizes Para Sempre?), Leonardo Medeiros (O Rico e o Lázaro, da Record) e Lee Taylor (Onde Nascem os Fortes), entre outros.

Samantha!, com várias alusões diretas ao “fim” da televisão tradicional, é estrelada por Emanuelle Araújo (Malhação) e Douglas Silva, conhecido por interpretar Dadinho no filme Cidade de Deus (2002) e Acerola na série Cidade dos Homens. Atualmente na novela das seis Orgulho e Paixão, Alessandra Negrini vive a rival da personagem principal no último episódio da primeira temporada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?