Netflix: 9 produções sobre artistas brasileiros para maratonar em casa
Veja a seleção de produções da Netflix feita pelo Metrópoles para os cinéfilos assistirem neste fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
A diversidade sonora da música popular brasileira sempre encantou o mundo. Dá bossa nova ao funk, nossos artistas são aclamados lá fora. Não à toa, a gigante do streaming, Netflix, tem em seu catálogo diversas produções que remontam a trajetória de ídolos de diferentes épocas.
Para quem curte filmes e séries biográficas, o Metrópoles preparou um lista de obras sobre a vida de nomes que vão desde os veteranos Chico Buarque, Tim Maia, e Paralamas do Sucesso até as jovens Anavitória. Confira:
Anitta: Made in Honório
A série documental lançada em 2020, com seis episódios, revela os bastidores do dia a dia de Anitta a partir de depoimentos de parentes e profissionais do mercado fonográfico, além da própria Anitta.
Ao longo dos episódios, são apresentadas três fases diferentes da vida da artista: como a popstar de carreira internacional, a de empresária cheia de compromissos, e a Larissa, uma jovem que saiu da Zona Norte do Rio de Janeiro e que ainda carrega muitas fragilidades. O público também vai poder acompanhar o show homônimo no Parque de Madureira (RJ), que aconteceu no fim de 2019.
Anavitória: Araguaína – Las Vegas
O longa de 50 minutos exibe dois momentos marcantes na recente carreira do duo brasileiro. Do show numa praça de Araguaína (TO), cidade onde Ana Clara Caetano e Vitória Falcão foram criadas, à cerimônia de entrega no Grammy Latino em Las Vegas, onde conquistaram o prêmio de melhor canção brasileira por Trevo (Tu).
Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem
O documentário mergulha no processo criativo e na gravação do projeto de estúdio AmarElo e ainda no show de Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019, para contar a história da cultura negra do Brasil nos últimos 100 anos.
É Tudo Pra Ontem traz entrevistas exclusivas com relevantes personalidades brasileiras, como Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar. A narrativa é costurada ainda por cenas de bastidores, imagens de arquivo e animações.
Chico: Artista Brasileiro
O longa documental retrata Chico Buarque como uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Ele conversa sobre toda a história do músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro, incluindo memórias; shows; processo criativo; métodos de trabalhos e até a vida cotidiana. Além de exibir seus próprios relatos, partindo de músicas apresentadas, dizendo como cada uma nasceu.
Tim Maia
A cinebiografia é baseada no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia. O filme percorre 50 anos na vida do cantor, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos. Também exibe sua passagem pelo Estados Unidos (EUA), onde o artista descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas. Ao sair, voltou ao Brasil e consagrou-se como um dos maiores artistas do país.
Chorão: Marginal Alado
Em uma 1h e 55min o público poderá conhecer a vida e carreira do cantor brasileiro Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. Além de depoimentos sobre sua vida pessoal e profissional e imagens de arquivo, o longa exibe a história de uma das estrelas do rock mais importantes do Brasil. O artista viveu duas décadas intensas de sucesso nacional e internacional, cheio de momentos polêmicos, até sua morte prematura, por overdose de drogas, em 2013.
Os Quatro Paralamas
A produção acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983. Fala da relação de Herbert, Bi e João, três artistas que sobem aos palcos para emocionar os fãs. Mas, além disso, conta com um quarto elemento: José Fortes, o empresário que teve um papel fundamental na trajetória da banda brasileira.
Em um bate-papo na casa de Bi Ribeiro, os quatro falam sobre a carreira, o companheirismo inabalável e tecam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.