Mundo Mistério, de Fê Castanhari, traz ciência em meio ao negacionismo
A produção do youtuber é importante para divulgar conhecimento em epidemia de desinformação
atualizado
Compartilhar notícia
Felipe Castanhari tem 13 milhões de inscritos em seu canal de YouTube – mais um fenômeno da internet brasileira. Em novo movimento, ele levou um conteúdo muito próximo ao que fazia na web para a Netflix. E, por mais que ainda alguns torçam o nariz, o resultado de Mundo Mistério é bom.
Em Mundo Mistério, programa de Castanhari na Netflix, o jovem youtuber se propõe a explicar eventos históricos e debates científicos. Tudo com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Uma espécie de Super Interessante televisionada.
Mundo Mistério mistura Mundo de Beakman – clássico dos anos 1990 – com umas reconstituições à la Discovery Channel, quase todas conduzidas pelo computador Briggs. Sim, a série tem personagens, como o zelador Adalberto e Doutora Thayana. Essa tentativa do roteiro de construir uma narrativa que conecta os personagens é o ponto mais fraco do produto – mas com apelo ao público-alvo infanto-juvenil.
Felipe Castanhari acerta ao trazer para o streaming o conteúdo que já produzia no YouTube. A novidade principal é o aumento da produção, com mais recursos gráficos e com o apresentador viajando pelo mundo.
Se, como produto audiovisual, Mundo Mistério impressiona pouco, ele é uma peça de relevância indiscutível. É emblemático que, num mundo onde o discurso negacionista cresce de forma preocupante, um criador de conteúdo busque trazer aos canais mais populares conhecimento científico.
Houve, antes da estreia, certa polêmica em apontar que Castanhari, por não ser cientista, não deveria fazer o programa. Debate pouco proveitoso, dado que os roteiros são produzidos e revisados por profissionais gabaritados do meio, que, sem o conhecimento de comunicação, não conseguiriam passar a mensagem de forma tao eficaz.
Mundo Mistério, mesmo que tenha um certo ar didático em excesso, é uma boa surpresa e um programa importante no atual momento histórico. Ouvir a ciência e deixar de acreditar em teorias conspiratórias malucas salva vidas… como a pandemia de Covid-19 insiste em provar diariamente.
Avaliação: Bom