Morte de Glória Maria abala jornalismo: veja a repercussão
Glória Maria faleceu nesta quinta-feira (2/2). A informação foi confirmada pela Rede Globo
atualizado
Compartilhar notícia
A morte de Glória Maria nesta quinta-feira (2/2) abalou familiares, colegas de profissão e amigos da jornalista, considerada uma das maiores repórteres da história da TV Globo. Logo após a notícia, homenagens enaltecendo a profissional e seu legado ao jornalismo se multiplicaram na TV e nas redes sociais.
No Bom Dia Brasil, Pedro Bial disse que juntou forças para falar sobre a grandeza da amiga. “Eu nunca vi nada mais cheiao de vida como Glória Maria”, disse. “Não é por acaso que ela partiu no dia de Iemanjá. Iemanjá levou sua guerreira pra descansar”, completou.
“Não é um acaso que ela tenha partido no dia de Iemanjá. Iemanjá levou sua a irmã para descansar. Ela guerreira, que tanto lutou, vai continuar abençoando nossas lutas” 🖤 Descansa em paz, Glória Maria! #BomDiaBrasil pic.twitter.com/qWYQGd6f5S
— TV Globo 📺 (@tvglobo) February 2, 2023
Eraldo Pereira lembrou a relação de longa data com Gloria. “A Gloria faz parte da minha vida, da minha carreira, em Ribeirão Preto, foi um dos meus primeiros contatos no começo da minha carreira. Minha mãe está em casa assistindo e ela é fã da Gloria Maria. É um momento muito difícil”, lamentou, emocionado.
O jornalista Heraldo Pereira relembrou os momentos que teve com a nossa grande Glória Maria 🖤 #BomDiaBrasil pic.twitter.com/DNRSDSWLXY
— TV Globo 📺 (@tvglobo) February 2, 2023
Abalada, Ana Paula Araújo disse que Glória abriu portas para todas as mulheres. “Um dia muito difícil não só pela amiga que foi pra gente, pela convivência, mas para o legado que ela deixa, os caminhos que ela abriu não só para as mulheres negras mas para todas nós”.
Nas redes sociais, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que “Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”.
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também exaltou a trajetória profissional da repórter. “É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.
Phelipe Siani, da CNN Brasil, agradeceu Glória pelos ensinamentos. “Obrigado pelo que fez pela minha profissão. Obrigado pelo que fez por causas tão nobres. Obrigado por ter sido pioneira em tudo que fez, abrindo caminho pra tanta gente, inclusive pra mim. Obrigado por ter sido forte, firme, necessária. Obrigado por tanto. É triste, é muito triste”.
Veja mais homenagens: