Miá Mello estreia Posso Explicar?, programa sobre ciência e tecnologia
Nova atração do National Geographic, talk-show mostra que é possível unir música, humor e ciência. A produção é totalmente brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
A atriz Miá Mello comanda a nova atração National Geographic, o talk-show Posso Explicar. O programa estreia no canal a cabo nesta quarta-feira (24/3), às 21h. Com a presença de convidados famosos, o objetivo é mostrar que é possível unir entretenimento à ciência. A atração seguirá o consagrado formato late-night talk show.
O time de Miá conta com o cientista Allan Rodrigues, o produtor musical João Brasil e André Luís Rua, mais conhecido como Pinguim, que será Edson, o co-host da atração.
Referências pessoais
Ao Metrópoles, Miá revelou que, antes mesmo de começar as gravações, recorreu a dois grandes mestres do formato humorístico no Brasil, Tatá Werneck e Fábio Porchat, para pegar algumas dicas.
“Foram as duas pessoas que eu optei por ligar para conversar e ouvir as experiências deles nos programas. Conversei longamente com eles, que me disseram coisas muito legais. Os dois convergiram em um ponto: me falaram sobre a importância da escuta, de ouvir os convidados. Eu sou uma pessoa que gosta muito de falar e considerei um conselho muito importante”, destacou a apresentadora.
Fábio Porchat é parceiro de Miá de longa data. Juntos, os dois contracenaram em Meu Passado Me Condena. O que era para ser apenas um filme, se tornou seriado, peça de teatro e tornou os atores grandes amigos. Inclusive, Porchat será o primeiro convidado do Talk-show de Miá.
“Eu brinco que não haveria como ele negar esse convite [risos], então foi uma escolha certeira. Foi muito bom”, avalia Miá. “Ele gostou muito do cenário, o que foi quase uma unanimidade entre os convidados. É um programa extremamente bonito”, concluiu.
Elenco
Os episódios foram gravados no ano passado, em meados de outubro. Apesar de não dividirem camarim, por conta da pandemia, a relação que Miá construiu com o elenco do programa foi fundamental para que a “química” se concretizasse no palco.
“Eles estavam sempre bem-humorados, sempre envolvidos”, pontua a apresentadora.
João Brasil
Músico-personagem do programa, João Brasil traz as intervenções musicais com pitadas de humor a cada quadro do programa. O carioca foi pioneiro no Brasil e se tornou internacionalmente reconhecido por suas produções em Mashups, composições criadas a partir da mistura de duas ou mais músicas já existentes.
“Eu já era muito fã do João Brasil, eu o acompanhava há muito tempo e o considero muito talentoso. Ele consegue produzir muitos sucessos chicletes. Quando comecei a conviver com ele descobri que ele é uma cara super acadêmico, com muitas formações, um estudioso da música. Fiquei ainda mais impressionado com ele”, destacou.
Allan Rodrigues
Das salas de aula para o palco: Allan é um professor de Química e tem bastante facilidade com as câmeras. O professor carioca leciona em turmas de pré-vestibular e em plataformas de ensino digital. Allan exerce um papel central no talk-show, onde conduz os quadros científicos e experimentos com a participação de Miá e dos convidados.
“A gente vai conseguir falar com pessoas de diferentes idades. Levamos experimentos para tratar assuntos importantes, e também do dia a dia, de uma forma séria sem deixar o humor de lado”, adianta o professor.
“O Allan entrou de um lugar que eu não conhecia antes. Ele é um sucesso no YouTube, além de dar aulas presenciais. Fique impressionada com a capacidade dele de ensinar. Muito rapidamente ele consegue dissertar sobre os temas mais cabeludos de uma forma muito gostosa de se ouvir”, comentou a atriz.
Edson (interpretado por Pinguim)
André Luís Rua, mais conhecido como Pinguim, é um baterista, beat-box e vocalista brasileiro, conhecido por seu trabalho com a banda Charlie Brown Jr. Ele dá vida e voz à Edson, uma caixa de som com suposta inteligência artificial que é como o co-host/sidekick de Miá Mello.
“O programa desmistifica a ciência e consegue conectar a gente de uma forma lúdica e leve a temas sérios. Apesar de já trabalhar com a voz há muito tempo, tive que me preparar para viver o Edson, procurar algumas referências, o resultado ficou bem legal”, reconheceu Pinguim.
Miá contou que o personagem foi muito elogiado por Fábio Porchat. “Ele amou o Edson, achou muito boa a ideia, ficou impressionado”, relembrou.
Sobre o Posso Perguntar?
A atriz e humorista Miá Mello é a apresentadora do programa e terá o desafio de desvendar os mistérios da ciência e da tecnologia de uma forma leve, descomplicando a linguagem científica sem deixar de lado o humor.
Dirigido por Gui Conte e produzido localmente pela Moovie com a supervisão de Eduardo Rosemback, o Posso Perguntar? é a primeira produção totalmente brasileira do Nat Geo. A primeira temporada conta com 16 episódios, todos construídos em torno de um tema específico do universo da ciência.
Sempre haverá uma celebridade que poderá ter alguma ou muita experiência para contribuir com o papo. Entre os convidados que participaram estão Mônica Martelli, Fábio Porchat, Vitão, Maria Bopp e Sabrina Sato.
Eles tiveram que participar de quadros variados, que vão desde esquetes humorísticas a experimentos científico-tecnológicos com cientistas de verdade.