Masterchef Brasil: Clarisse deixa o programa e Rui se sente culpado
O episódio contou com uma aula de Jacquin e desentendimento entre mezanino e concorrentes
atualizado
Compartilhar notícia
A prova em times dá oportunidade aos participantes de fazerem a refeição com ingredientes direto da horta para 50 pessoas, com três cursos. As equipes são escolhidas por Rui e Evandro, os vencedores do último programa, mas um escolhe o time para o outro. As escolhas do padre são duvidosas.
Durante o evento, a falta de liderança do sacerdote se mostra evidente, o time se vê perdido e incapaz de realizar os conceitos originais, troca-se o prato principal (ao invés de ravioli de pupunha com recheio de beterraba, torna-se um carpaccio com o creme) e a sobremesa fica à deriva até a última hora.
O time de Rui também se perde, com conflitos entre Kathleen e Rita, que têm conceitos opostos sobre o que está bom ou não nos pratos. Sobremesa também se perde, mas é salva na última hora por Aristeu, que tem a ideia de usar o sifão, coincidentemente, Hugo da outra equipe também salva o time assim. Ao final da prova, a equipe de Rui acaba saindo-se vencedora.
De volta ao estúdio, o capitão do time vencedor deve escolher alguém de seu time para competir na eliminatória e escolhe Thiago, por ser um forte concorrente. Thiago deve escolher alguém para escapar desta prova e escolhe Hugo para ir ao mezanino.
A prova eliminatória é de uso de bebidas alcoólicas: vinho do porto, conhaque e licor de laranjas. Para ensinar o uso delas, Jacquin veste o avental: mostra como se faz um steak au poivre com o conhaque, peixe no vapor com fumet (caldo de peixe) e porto e o clássico crepe suzete com licor de laranjas.
Rui novamente decide quem faz cada preparo, dois para cada preparo. Padre e Elaine preparam o peixe; Maria Antônia e Clarisse o poivre e Thiago e Vinícius o crepe. Estranhamente os últimos insistem em fazer sorvete. Durante a prova, pela primeira vez um participante cala os que já estão a salvo: Maria Antônia diz que se precisar de ajuda, pedirá, atitude que depois é elogiada pelos jurados.
Os piores pratos são de Clarisse, Thiago e Vinícius, com várias falhas, enquanto seus competidores, com pratos perfeitos, sobem ao mezanino. Eliane é considerada a mais competente na eliminatória.
Clarisse sai do programa neste episódio por ter usado pimenta demais e servido uma batata crua, emocionando a todos e fazendo Rui chorar e se sentir culpado.