Maria Casadevall sobre contratos na Globo e streaming: “Independência”
Atriz acaba de finalizar as gravações de Rio Connection, série inteiramente gravada em inglês em uma parceria da emissora carioca com a Sony
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecida por produções da Rede Globo como Amor à Vida, Os Dias Eram Assim e Ilha de Ferro, entre outros, Maria Casadevall tem brilhado em diferentes plataformas. A atriz, que protagoniza o filme Garota da Moto, da Amazon Prime Video, acaba de finalizar as gravações de Rio Connection, série inteiramente gravada em inglês em uma parceria da emissora carioca com a Sony.
De acordo com Casadevall, o contrato por obra com a empresa dos Marinho foi o que lhe permitiu ter autonomia para aceitar os convites dos serviços de streaming. “Garantiu minha liberdade”, afirmou a atriz, que avalia como positivo o crescimento desse formato. “Mais oportunidades no mercado de trabalho para ‘todes’ que estão tanto à frente quanto atrás das câmeras, e com maior diversidade temática de obras à disposição do público”, opinou em entrevista ao Metrópoles.
O poder de escolher no que atuar, fez com que Maria Casadevall buscasse por construções narrativas que dão visibilidade à diversidade e igualdade de gênero, como em Coisa Mais Linda, da Netflix. “Me interesso pelas personagens que têm espaço para desejar ativamente, para verbalizar suas ideias, ocupar espaços de poder… personagens que tenham seu arco dramático bem desenvolvido independente de qualquer relação que possa ou não estabelecer afetivamente com um homem, ou seja, mulheres que ocupem no roteiro sua condição de sujeito, e não de objeto”, explica.
Engajamento social
Maria Casadevall transformou o seu Instagram em um espaço permanente, pensado e gerido por mais de 20 mulheres diversas, em sua maioria não brancas, com vivências pessoais e profissionais também plurais. A rede social da atriz já contava com mais de 1 milhão de seguidores quando decidiu transformar a página em um espaço coletivo de empoderamento feminino.
Percebi que a visibilidade e o alcance da minha voz podem ser, também, ferramentas importantes de transformação política e social. O audiovisual é uma importante ferramenta de visibilidade que gera empatia e traz reflexões, na medida em que mulheres ganham lugar de protagonismo tanto na direção, na escrita do roteiro, quanto nas personagens das histórias que estão sendo contadas.
Maria Casadevall
Além do espaço social criado em sua rede social, Maria também é engajada em outras causas. “Reconhecer no patriarcado e no capitalismo duas forças que se retroalimentam e que dão origem à todas as opressões contra as quais diversas lutas se organizam, me coloca em alinhamento com todas esses movimentos numa perspectiva anti-patriarcal e anti-capitalista”, contou.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos