metropoles.com

Marco Nanini sobre interpretar João de Deus: “Tema que assusta”

O ator Marco Nanini vive o curandeiro João de Deus em João Sem Deus — A Queda de Abadiânia, que também tem Bianca Comparato e Karine Teles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
João Sem Deus- Marcos Nanini, série que fala da atuação de João de Deus em Abadiânia
1 de 1 João Sem Deus- Marcos Nanini, série que fala da atuação de João de Deus em Abadiânia - Foto: Divulgação

A série João Sem Deus — A Queda de Abadiânia estreia no próximo dia 13 no Canal Brasil e conta a história de João de Deus da ótica de mulheres que foram abusadas por ele. Sob direção de Marina Person, a trama tem Marco Nanini no papel do curandeiro e Bianca Comparato e Karine Teles como mulheres que sofreram nas mãos dele.

No papel principal, Nanini conta que precisou mergulhar na história que inspira a série e falou sobre os desafios deste trabalho. “João de Deus, a princípio, é um tema que assusta, fazer o João de Deus é outro”, avalia em release divulgado à imprensa. 

3 imagens
João de Deus dizia fazer "cirurgias espirituais" na frente do público, na Casa de Dom Inácio
Marco Nanini vive João de Deus na série
1 de 3

João de Deus já foi condenado seis vezes pela Justiça, desde que o escândalo de crimes sexuais veio à tona, em dezembro de 2018

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
2 de 3

João de Deus dizia fazer "cirurgias espirituais" na frente do público, na Casa de Dom Inácio

Netflix/Reprodução
3 de 3

Marco Nanini vive João de Deus na série

Foto: Divulgação

O ator contou ainda que procurou interpretar o curandeiro sem imitá-lo. “Queria fazer uma presença sem juízo de moral, poderia ser ele ou qualquer outro curandeiro, a presença dele está ali, só não o imito.”

Outro fato que ajudou Marco Nanini com o papel foi a direção de Marina, que comandou uma equipe com muitas mulheres. “O tema é pesado, me assustou. Eu chegava para a Marina e dizia ‘poxa, isso é muito pesado’, mas era também tudo muito sutil, representado de maneira elegante”, conta o artista. 

João de Deus contado por mulheres

A ficção aborda um outro ângulo da história que teve repercussão mundial em 2018, quando o escândalo de estupro de vulnerável revelou diversos outros abusos do curandeiro. Desta vez, são as mulheres que falam sobre o que viveram com João de Deus, envolvendo a ligação religiosa, a esperança e a crença incondicional nos poderes dele. 

“O mais importante era entender quem eram e em que posições essas mulheres estariam. (…) Ele abusou sexualmente de muitas mulheres, e é essa história que estamos contando, respeitando quem tem fé e se sentiu curado por ele”, explica a diretora. 

Um dos cuidados do roteiro de Patricia Corso e Leo Moreira foi garantir que as pessoas não desviem o foco das mulheres. “Não queria fazer uma série onde o João Teixeira ganhasse destaque maior que as vítimas, que é o que acaba acontecendo. Queríamos mostrar o poder que ele tinha, mas essa série não é sobre ele.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?