Malu Mader e Cissa Guimarães falam sobre as emoções da maternidade
Na série Confidências Maternas, que estreia dia 27 de março, a jornalista Roberta Ferpin entrevista mães como Malu Mader e Cissa Guimarães
atualizado
Compartilhar notícia
No mês das mulheres, a série Confidências Maternas, escrita e dirigida pela jornalista e escritora Roberta Ferpin, chega aos catálogos do Now, Vivo e Looke. A produção, que fica disponível nos streamings a partir do dia 27 de março, promete trazer à tona diversos aspectos da maternidade, proporcionando um espaço para reflexão, identificação e, principalmente, acolhimento para todas as mães.
Confidências Maternas tem seis episódios e a cada episódio, a jornalista, de 43 anos, bate um papo com grandes personalidades sobre diferentes assuntos relacionados ao maternar. A série conta com a participação de Malu Mader, Cissa Guimarães, Maytê Piragibe, Micaela Goes e Fernanda Venturinni expondo suas vulnerabilidades diante da maternidade.
A inspiração por trás da série nasceu da própria experiência de Roberta como mãe e de suas observações sobre as angústias, medos e desafios compartilhados por muitas mulheres ao redor dela.
Em entrevista ao Metrópoles, Roberta revelou que desde criança nutria o desejo de criar histórias e conectar pessoas, e foi em 2017 que decidiu dar vida ao projeto da série. Com sua filha Marina, então com 7 anos, como sua fonte de inspiração, Roberta viu em sua própria maternidade um terreno fértil para promover a desromantização do assunto.
“A maternidade é maravilhosa para quem quer ser mãe, é um amor incondicional e mágico. Eu sempre quis ser mãe. Mas não são só flores. Tem o lado difícil, pauleira- conseguir conciliar filhos com o trabalho, a culpa de achar que não está dando conta de tudo e que está falhando em algo, os medos, os dilemas de cada fase para saber quando é o momento certo para deixar o filho fazer determinada coisa ou não, o medo do julgamento. São tantas questões. A maternidade solo, a cobrança e a falta da divisão de tarefas. Acho muito importante isso tudo ser abordado e o melhor: na série, tudo é conversado de forma leve e descontraída”, garante a jornalista.
Entrevistadas
Ainda segundo Roberta, a escolha das entrevistadas foi cuidadosamente planejada, já que ela buscou mulheres que, além de mães, são inspirações em suas áreas de atuação.
“Cada uma delas carrega uma bagagem e todas são incrivelmente guerreiras em algum aspecto! E ao fazer o roteiro, fui pensando no tema de cada episódio que gostaria de abordar, os nomes de quem gostaria de entrevistar e ficou tudo casado”, afirma.
A primeira entrevistada foi a atriz Malu Mader, que no episódio 1 fala sobre como fez para conciliar o trabalho com os cuidados com os filhos e sobre o desafio de gravar cenas de ação durante a gravidez, na época em que fazia A Justiceira, na TV Globo.
A apresentadora e atriz Cissa Guimarães fala sobre como foi criar três filhos homens e sobre a dor da perda do seu filho caçula. Já no episódio da atriz Maytê Piragibe, a artista fala sobre os desafios de ser mãe solo e criar a filha sozinha, principalmente nos dias atuais.
“Nem tudo são flores”
O maior desafio enfrentado durante as gravações, conforme compartilhado por Roberta, foi encontrar personalidades que estivessem dispostas a participar de uma série independente, sem grandes nomes associados.
No entanto, a participação da atriz Malu Mader logo no primeiro episódio abriu portas para outras colaborações.
“Tive a sorte de conversar com a Malu e ela topar na hora. Tenho certeza que ter um nome forte como o da Malu, uma atriz reconhecida e de credibilidade como primeira entrevistada ajudou para que as demais personalidades que estão nessa primeira temporada aceitassem o meu convite”, garante Roberta.
Apoio para outras mães
Além de oferecer um olhar honesto sobre a maternidade, Roberta espera que a série possa ser um apoio para outras mães, mostrando que elas não estão sozinhas em suas lutas e dúvidas. Ela encoraja as mães a se permitirem pedir ajuda quando necessário, a se cobrarem menos e a reconhecerem que ser a melhor mãe possível é o suficiente.
Com uma abordagem leve e descontraída, Confidências Maternas promete ser mais do que uma série sobre maternidade, ajudando outras mães na jornada de autodescoberta.
Roberta adiantou também que os planos para uma segunda temporada já estão em andamento, e promete trazer ainda mais histórias e reflexões sobre o fascinante e, ao mesmo tempo, perverso mundo da maternidade.