metropoles.com

Lupi e Baduki se inspira na fauna brasileira para falar de alteridade

A animação Lupi e Baduki é criação nacional, que discute temas como diversidade e diferenças. Metrópoles conversou com criador do projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Foto colorida do desenho animado Lupi e Baduki - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do desenho animado Lupi e Baduki - Metrópoles - Foto: Divulgação

O mercado de animação infantil tem séries e filmes que são icônicas. Esse catálogo ganhou mais uma opção nacional com Lupi e Baduki, produção que se inspira na fauna brasileira para abordar a diversidade.

A trama, que conta com 13 episódios, foi ao ar nessa última segunda-feira (17/6) e conta a história de Lupi, a Loba-Guará, e Baduki, o Bicho Preguiça. Ambos vivem na Vila Figueira junto com Ceci e Tati, irmãs felinas; Jabu, um jabuti; Carlos, um ouriço e Ana Maria, uma jaguatirica.

Reynaldo Marchesini, criador e produtor da série, revela que a inspiração original para os protagonistas veio de seus próprios filhos: Isadora e Bruno. A primeira é Lupi e o segundo, Baduki.

“O Lobo-Guará é um animal solitário, por isso, quis fazer uma Lupi inspirada na Isadora, que é completamente sociável. Queria brincar com esses rótulos que são colocados nas pessoas, na forma como são etiquetadas”, explica.

3 imagens
Animação buscou inspiração na fauna brasileira
Lupi e Baduki é uma produção nacional
1 de 3

Baduki é um bicho-preguiça e Lupi é uma Lobo-Guará

Divulgação
2 de 3

Animação buscou inspiração na fauna brasileira

Divulgação
3 de 3

Lupi e Baduki é uma produção nacional

Divulgação

Para ajudar a equipe a desenvolver a produção, Reynaldo colocou diretores e roteiristas em uma van e foram para o zoológico de Sorocaba (SP). Lá, aprenderam osbre o comportamento dos bichos e criaram as histórias.

“A Ana Maria virou jaguatirica depois disso, incialmente, seria uma onça. Aprendemos muitos sobre o comportamento, mais solitário, mais gregário, dos animais. Foi uma experiência muito interessante”, completa Reynaldo.

Conteúdo para crianças e adultos

A partir do comportamento dos animais, os criadores extrapolaram o roteiro para abordar, em linguagem educativa, como se conviver com a alteridade e as diferenças.

Marina Filipe, executiva de conteúdo Kids, defende que isso é o grande diferencial do projeto.

“Tudo que trabalha a diverisdade, que trabalha com as diferenças, é de extrema importância não só para crianças. Afinal, estamos falando com os adultos também. Esse projeto é muito rico nesse sentido”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?