Lucas Viana usa “autista” de forma pejorativa e revolta Mion
O apresentador esperou o reality show A Fazenda 11 terminar para puxar a orelha do campeão. “Como profissional não podia chamar a atenção”
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o confinamento no reality show A Fazenda 11, o vencedor Lucas Viana causou indignação nos telespectadores ao usar como xingamento termos como “autista”, “mongol” e “retardado”. Pai de um jovem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Marcos Mion foi muito cobrado durante a atração para dar um basta na atitude do peão. “Como profissional não podia chamar a atenção”, explicou.
Agora, com o fim do programa, o apresentador resolveu soltar o verbo e usou as redes sociais para mandar um recado incisivo a Lucas: “Isso aqui não é um conselho, é uma ordem. Você nunca mais vai usar esses termos de forma pejorativa ou como adjetivo para menosprezar alguém”, afirmou.
Mion contou, ainda, que após a bronca, o modelo ficou “extremamente envergonhado e arrependido”. No Instagram, Lucas Viana se desculpou com o apresentador e os fãs do programa: “Vim de um lugar em que a gente falava de brincadeira. Não via isso como maldade, fui criado assim”, justificou.
lucas agradecendo o mion pic.twitter.com/A5wCyS3b2d
— gabriella? (@barraqueiragabi) December 14, 2019
Lei Romeo Mion
Na noite de quarta-feira (11/12/2019), foi aprovada no Senado a Lei Romeo Mion, que cria a Carteira Nacional de Identificação do Autista, permitindo às pessoas com autismo ter atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privado. O apresentador comemorou a vitória em seu Instagram: “Minha vontade é só pular, chorar, agradecer”.