Livro de Matheus Leitão ganha versão documental na HBO Mundi
A série baseada no confronto dos pais, contra a ditadura militar, irá estrear na TV, nesta quarta-feira (04/03)
atualizado
Compartilhar notícia
Três anos após lançar o livro Em Nome dos Pais, a história escrita por Matheus Leitão ganhará uma versão televisiva. A obra, que narra os caminhos percorridos para relatar a militância não armada de esquerda, a partir do relato dos pais e jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão, será revista em formato de série documental, com estreia nesta quarta-feira (04/03), às 20h, no canal por assinatura HBO Mundi.
Ao longo dos quatro episódios a serem lançados semanalmente, o escritor se debruça nos anos de chumbo para revelar o passado de repressão e tortura que tomou conta do Brasil entre o anos 1964 e 1985. “Acredito que quanto mais falarmos desse período melhor. O Brasil não se aprofundou nessa história e hoje vemos pessoas capazes de louvar o regime de exceção”, ressalta Matheus Leitão.
Para o jornalista, é preciso contar sobre a ditadura militar de forma verdadeira. “O Estado matou, torturou e ocultou cadáveres de presos políticos e a maioria daqueles que resistiram, nunca pegaram em armas. Como meus pais, muitos apenas fizeram panfletagem, peças de teatro, pichações. A nossa geração tem a responsabilidade de deixar essa memória viva”, completou o autor.
A união entre o jovem escritor e a produtora Boutique Filmes teve início a uma década, simultâneo ao início do processo de apuração para o livro. Entre as novidades, estão os depoimentos do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, e do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, na época das filmagens, ainda atuava como deputado federal.