Lei eleitoral impede transmissão de Greg News durante campanha
Em sua segunda temporada, o programa de notícias será encerrado antecipadamente porque o conteúdo é impedido de ser veiculado no período
atualizado
Compartilhar notícia
Com 20 novos episódios previstos, o Greg News, da HBO, terá uma segunda temporada mais curta que os produtores anteciparam. A partir de agosto, passa a valer a Lei nº 9.504, de 1997, que limita sensivelmente o material permitido às emissoras sobre as eleições. O programa do humorista Gregório Duvivier perderia muito em conteúdo, e por isso será interrompido antecipadamente.
Segundo o blog TelePadi, da Folha, os advogados da HBO concluíram que não seria a melhor escolha manter o noticiário diante de tantos impedimentos. “No Brasil, não dá para fazer o Greg News durante o período eleitoral. Não pode citar nome de político, não pode citar número que seja igual ao de uma legenda, e a gente achou que não vale a pena”, lamentou o apresentador em entrevista ao blog.No Artigo 45 da lei, especifica-se que fica vetado às emissoras de rádio e de televisão “veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus órgãos ou representantes; dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação; veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos”.