Leandra Leal sobre Aruanas: “Somos um dos países que mais mata ativistas”
Na série, a atriz vive Luiza, uma ativista ambiental que está na linha de frente de uma batalha pela proteção da Amazônia
atualizado
Compartilhar notícia
Aruanas é uma nova velha novidade: o seriado, que está disponível na íntegra da Globoplay, chegou à TV aberta na última semana trazendo discussões sobre ativismo e proteção ambiental. Uma das jovens que luta contra crimes na Amazônia é Luiza, personagem de Leandra Leal.
Ativista ambiental, Luiza trabalha na ONG Aruana e está na linha de frente da disputa ambiental que ocorre na série. Escrito por Estela Renner e Marcos Nisti, o thriller ambiental foi gravado na região da floresta Amazônica e em São Paulo, e é exibido em momento em que as tensões entre madeireiros ilegais e organismos ambientais continuam crescentes no Brasil.
Na trama, que vai ao ar toda terça-feira (05/05), Luiza está ao lado de Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabella) e Clara (Thainá Duarte).
“Com a Verônica (Taís Araújo), a Luiza tem uma relação mais maternal. Já com a Natalie (Débora Falabella), elas são mulheres muito diferentes e as cenas envolvendo as duas personagens têm muita intimidade e são bastante transformadoras para ambas. Com a Clara (Thainá Duarte) o início da relação ainda é um teste, mas depois ela acaba se identificando com a menina e a ‘adota'”, explica Leandra Leal.
Ativismo
Para a atriz, interpretar uma ativista a fez entrar em contato com a difícil vida de quem luta pela questão ambiental. Leandra Leal acredita que a produção chama as pessoas e refletirem sobre o tema.
“É uma série que fala de luta, de tragédia ambiental, que traz dados assustados da devastação e morte de ativistas. É isso o que queremos? Ainda dá tempo de consertar. Porque cada um é muito responsável também. O seriado convoca à ação, ao ativismo. Empodera o público”, conta Leal.
A atriz, experiente em temas sociais, viu em Aruanos uma nova fronteira para repensar a própria vida. “O Brasil é um dos países que mais mata ativistas no mundo. Portanto, é importante que nós conheçamos quem são eles. A série consegue aproximar o público destas pessoas porque consegue retratá-los com a complexidade e com os problemas que todos nós, seres humanos, temos”, pondera.
Aruanas é uma a produção original da Globo exclusiva para o Globoplay, em coprodução com a Maria Farinha Filmes. O seriado conta com direção artística de Carlos Manga Jr, direção geral de Estela Renner, parceria técnica do Greenpeace e Pedro de Barros colabora com o roteiro.