Jornalista da Globo comemora tratamento pacífico em ato pró-Lula
Fabio Turci cobriu comemoração de petistas na Avenida Paulista, em São Paulo, e se surpreendeu com tratamento respeitoso
atualizado
Compartilhar notícia
O comportamento dos eleitores petistas surpreendeu jornalistas da Globo durante a cobertura da festa pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Avenida Paulista, na noite do último domingo (30/10). Nas redes sociais, profissionais de imprensa relataram tratamento respeitoso e até pedidos de fotos, destoando da agressividade de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
Fabio Turci, repórter e apresentador de telejornais da Globo em São Paulo, comentou ter tirado fotos e recebido elogios de simpatizantes de Lula.
“Perdi a conta dos abraços, dos cumprimentos e dos sorrisos que recebi. Ouvi ‘parabéns pelo trabalho de vocês’, ‘a imprensa é fundamental’, ‘aqui vocês não serão agredidos’, ‘admiro vocês’. Ouvi ‘obrigado’. Me lembro de ser parado duas vezes por jovens estudantes de jornalismo. Falavam de boca cheia: ‘Sou estudante de jornalismo!’. Me pediram fotos, muitas, não sei quantas… umas 50, talvez? Por aí. Tive sorriso pra todas elas, afinal, eu estava sendo alimentado e energizado por sorrisos também”, escreveu ele no Instagram.
“Após 24 anos de profissão, senti o que é ser abraçado por uma multidão. E o abraço não foi para mim, apenas. Foi um abraço no jornalismo, em todos os meus colegas que vêm lutando de cabeça erguida e pés no chão contra a hostilidade, a intolerância, a ignorância. Depois de tantas pedradas, como foi bom ver a profissão que amo sendo amada por tantos. Obrigado, Avenida Paulista. Jornalista com orgulho, sempre”, concluiu Turci.
Ver essa foto no Instagram
Victor Ferreira, da GloboNews, também se impressionou por poder trabalhar tranquilamente na cobertura política sem sofrer ameaças ou agressões.
“Cobrindo a comemoração petista na Avenida Paulista no chão, com microfone na mão. Já fui abordado algumas vezes com frases como: ‘Vocês voltarão a ser respeitados’ ou ‘Viva a imprensa livre’, publicou no Twitter.
Cobrindo a comemoração petista na Avenida Paulista no chão, com microfone na mão.
Já fui abordado algumas vezes com frases como: “vocês voltarão a ser respeitados” ou “viva a imprensa livre”.— Victor Ferreira (@VictorFerreira) October 31, 2022