metropoles.com

João Baldasserini e Grace Gianoukas celebram sucesso na TV Globo

Dupla afinadíssima dá vida a Zezinho e Ermelinda, mãe e filho na novela Salve-se Quem Puder

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Divulgação
Novela-1
1 de 1 Novela-1 - Foto: TV Globo/Divulgação

Que uma novela das sete da Rede Globo seja engraçada, todo mundo já espera. Afinal, é uma das características mais fortes das tramas exibidas no horário. Mas quando uma dupla afinadíssima vive mãe e filho com o mais divertido espírito caipira, aí é sucesso na certa. Assim são Ermelinda e Zezinho, interpretados por Grace Gianoukas e João Baldasserini em Salve-se Quem Puder, escrita por Daniel Ortiz. Com atuações impagáveis, os dois conquistaram o público em poucas semanas e são garantia de boas risadas, com direito a participação da galinha Filipa.

Ermelinda e Zezinho entraram na trama logo na primeira semana. Donos de um sítio numa localidade do interior de São Paulo chamada Judas do Norte, eles integram o Serviço de Proteção às Testemunhas e deram abrigo a Kyra/Cleyde (Vitória Strada), Luna/Fiona (Juliana Paiva) e Alexia/Josimara (Deborah Secco). Afinal, as três presenciaram um crime em Cancún, no México, tiveram que mudar os nomes e os visuais para não serem mortas também, e embarcaram para o Brasil para viverem no sítio da dupla.

4 imagens
Mesmo assim, paira um receio no ar
Aglomerações de pessoas em sets de gravação também serão barradas
A galinha Filipa aprontando no sitio em Judas do Norte
1 de 4

Zezinho ( João Baldasserini )

2 de 4

Mesmo assim, paira um receio no ar

3 de 4

Aglomerações de pessoas em sets de gravação também serão barradas

TV Globo/Divulgação
4 de 4

A galinha Filipa aprontando no sitio em Judas do Norte

TV Globo/Divulgação
João Baldasserini e a pureza de Zezinho

João Baldasserini não esconde o encantamento com Zezinho, que foi escrito por Daniel Ortiz especialmente para ele. “É meu melhor personagem. Ele é um cara simples, puro, sem essa influência da cidade grande. Não tem maldade e possui um bom coração. É o tipo de homem que não estamos acostumados a ver hoje em dia”, define o ator. A repercussão do moço do interior é a melhor possível, motivo que faz João comemorar. “É um personagem que vai entrar pra minha história. Por trás das câmeras, ouço dizerem que o Zezinho é o máximo. Eu acabo de gravar e falo: ‘Gente, como eu sou fofo!’. As pessoas no set ficam com vontade pegar o Zezinho no colo”, diverte-se o ator.

Sobre a paixão do moço do interior pela sofisticada Alexia – que teve de abrir mão da carreira de atriz –, João acha que vai render bastante ainda. “O Zezinho cuida das três, mas o amor que desenvolveu é pela Alexia. É uma relação de gato e rato. Ele tem o coração mole e não aguenta vê-la chorando. Quando isso acontece, a acode”, explica. Curiosamente, João não acha seu personagem engraçado. Para ele, é a pureza de Zezinho que diverte e conquistou os telespectadores. “Não acho que ele seja um comediante. O fato é que nós estamos tão acostumados a desconfiar dos outros, que quando a gente vê uma pessoa pura e tão verdadeira, falamos: ‘Que fofo”! Então, a gente acaba rindo da beleza desse tipo de ser humano”, finaliza o ator, de 36 anos.

TV Globo/Divulgação
Zezinho (João Baldasserini) e a mãe Ermelinda (Grace Gianoukas) no sítio em Judas Norte
Grace Gianoukas e a parceria com Filipa

Mãe de Zezinho, Ermelinda sente muito orgulho do filho, seu grande companheiro e com quem já protegeu várias testemunhas no sítio em Judas do Norte. Com mãos de fada, ela é uma cozinheira de mão cheia e expert na produção de geleias. Tanto que produzia várias e as vendia na cidade. No sítio, desenvolveu uma afeição pela galinha Filipa, a quem tentava mandar para a panela, mas não conseguia. O sucesso da personagem foi meteórico.

“Logo nos primeiros dias eu recebi milhões de mensagens! Eu soube que chegaram incontáveis mensagens pelo Twitter a respeito da Ermelinda. Eu não cheguei a ver porque não sou tuiteira, mas recebi bastante por WhatsApp e Instagram. As pessoas gostaram muito e eu fiquei feliz”, celebra Grace Gianoukas.

Sobre o sotaque, que é tão marcante em Ermelinda quanto em Zezinho, a atriz conta que foi preciso muito cuidado para evitar excessos. “Não pode ser exagerado, já que a novela vai para o Brasil inteiro, mas tem que ter uma originalidade e ser fiel ao lugar ao qual ela pertence. Só não poderia ser uma coisa muito carregada. São muitos desafios e eu estava um pouco insegura de que ficasse verossímil, engraçada, amorosa, do tipo mãezona. Mas eu gostei e estou feliz!”, diz Grace, de 56 anos.

Quando o assunto é a galinha Filipa, companheira de Ermelinda na trama, a atriz se diverte. Se no início o destino da ave era a panela, isso mudou quando a mulher percebeu que ela é muito inteligente. “A Filipa vira uma galinha de estimação, passa a dar palpites e todo mundo se apega a ela. Só passa a ter uma implicância com a Kyra, que já é meio paranoica”, diz a atriz, que faz uma revelação curiosa. “Na infância, eu e minha família criávamos garnizés (pequenos galos) e íamos pra todos os cantos com eles e os amigos. Então, é gostoso reviver isso com a Filipa”, finaliza a atriz, aos risos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?