metropoles.com

Pesquisador: Silvio Santos fez de Jô o grande entrevistador do Brasil

Biógrafo de Silvio Santos, Fernando Morgado lembra que Jô Soares Onze e Meia, do SBT, foi um marco na vida do apresentador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jô Soares e Silvio Santos
1 de 1 Jô Soares e Silvio Santos - Foto: Reprodução

Apresentador, ator, humorista, escritor e diretor, Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5/8), aos 84 anos, deixando um grande legado na televisão brasileira. Segundo Fernando Morgado, consultor e professor de televisão, autor dos livros Silvio Santos – A Trajetória do Mito e Comunicadores S.A, duas palavras resumem o trabalho do “Gordo”: “Versátil e revolucionário”.

“Versátil porque foi capaz de trabalhar com diferentes artes e teve sucesso em tudo que se propôs a fazer. Revolucionário porque foi um dos responsáveis, juntamente com Chico Anysio e outros, por criar um estilo genuinamente televisivo de se fazer humor, além de se consagrar como um dos grandes entrevistadores do Brasil”, comenta.

Para o especialista, o sucesso de Jô teve uma contribuição importante de outro grande comunicador. “Jô Soares se tornou o principal entrevistador do Brasil graças ao Silvio Santos. A Globo, onde Jô trabalhava na época, não acreditava que o humorista fosse capaz de assumir um talk show de sucesso. E foi o Silvio que abriu as portas para lançar o Jô Soares Onze e Meia, cujo formato é claramente inspirado nos late shows dos Estados Unidos”, lembra o biógrafo de Silvio.

10 imagens
O humorista completou 84 anos em 2022
Jô Soares se vacinando
Jô foi apresentador, escritor, ator e diretor
Jô era um dos maiores humoristas do país
1 de 10

Jô Soares

Carol Caminha/Gshow
2 de 10

O humorista completou 84 anos em 2022

Reprodução/ Carol Caminha/Gshow
3 de 10

Jô Soares se vacinando

Natacha Mazzaro/Redes Sociais
4 de 10

Jô foi apresentador, escritor, ator e diretor

Reprodução
5 de 10

Jô era um dos maiores humoristas do país

Reprodução
6 de 10

Reprodução
7 de 10

Jõ era um dos maiores nomes da televisão brasileira

Divulgação/TV Globo
8 de 10

Jô e Silvio Santos

Reprodução/Twitter
9 de 10

Jô Soares tirando selfie com a funkeira Anitta em 2015

Globo/Reinaldo Marques
10 de 10

Reprodução

Segundo Fernando, o Jô Soares Onze e Meia não apenas deu audiência e faturamento para o SBT, como trouxe prestígio para a emissora, que ainda era encarada com certo preconceito pelo mercado. “O programa, por exemplo, se transformou no grande palco de debates e entrevistas na TV durante o processo de impeachment do Collor. Além disso, quebrou paradigmas por entrevistar figuras de todas as vertentes e falar de todas as emissoras, algo que a Globo, por exemplo, não permitia naquele tempo”.

A volta de Jô Soares para a Globo, em 2000, também foi marcante. “Na minha opinião, a primeira entrevista, feita com Roberto Marinho no jardim da mansão no Cosme Velho, foi uma demonstração de força que Jô deu para aqueles que, no passado, negaram a ele a chance de ter um talk show na emissora carioca”, analisa o especialista.

“Também é importante ressaltar o legado de Jô Soares para o humor. Na Record, Jô participou de momentos inesquecíveis, inclusive na Família Trapo. Já na Globo, entre os anos 1970 e 1980, foi um dos responsáveis pela criação de um humor verdadeiramente televisivo, usando mais a linguagem do próprio meio e abandonado alguns recursos herdados do rádio e do teatro de revista”, completa Fernando.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?