Ivana sai de casa e volta com barba e cabelos curtos
Antes, ela vai conhecer Nonato (Silvero Pereira), após ser agredida por usar roupas masculinas
atualizado
Compartilhar notícia
O início da transição de gênero de Ivana (Carol Duarte) em “A Força do Querer” vai começar nos capítulos desta semana. Porém, o processo não será bem recebido pela mãe da jovem, Joyce (Maria Fernanda Cândido), fato que acaba obrigando com que ela saia de casa.
Ao voltar, Ivana já estará de cabelos curtos e barba. Para chegar a esse momento, primeiro ela terá de enfrentar acusações de que usa drogas, quando Ruy (Fiuk) encontrar em seu quarto uma seringa e uma ampola. Além disso, a jogadora de vôlei vai começar a se referir a si no masculino durante a terapia.
Revelação
“Vocês não tiveram a filha que queriam ter, eu nasci menino”, dirá Ivana, até ser interrompida por Joyce. “Você está louca?”. Ruy questionará a irmã, que vai responder: “Não é piração, passei a vida toda brigando com meu corpo, não aceitando meu corpo, porque ele está errado. Esse corpo não é meu, foi engano”, falará a jogadora.
“Passei a vida diante dos espelhos tentando me achar e não me achando na imagem que eu via. Vocês sabem o que é isso? Sabem o que é se sentir num vazio? Sem identidade nenhuma? Sabem? Sabem o que é sentir seu próprio corpo como um território inimigo? Que só te humilha, só te incomoda? Como se fosse uma roupa emprestada que não cabe em você, mas meteram você lá dentro e você não tem como sair?”, questionará Ivana.
Mesmo afirmando que não pretende ficar longe da filha, Joyce decide não apoiá-la. “Eu vou ajudar você. Vou. Você vai ficar bem, você vai acabar com esses traumas, não vou desistir de você, isso nunca”, dirá a dondoca. “Você está desistindo. Se não consegue me enxergar, você está desistindo. Você teve dois filhos homens, dois”, argumentará a filha.
É quando Ivana decidirá passar um tempo na casa de Nonato. Após algumas semanas, ela vai aparecer novamente, já com barba e cabelos curtos.