“Hoje sou saudável”, diz Romário ao aparecer 15kg mais magro
O senador disse que optou por uma técnica experimental para controlar as complicações da diabetes
atualizado
Compartilhar notícia
O senador e ex-jogador de futebol Romário Faria apareceu nos últimos dias com aparência esquálida e muito mais magro nas redes sociais. Neste domingo (29/1), em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, Romário explicou que fez uma cirurgia bariátrica para controlar a diabetes.
O procedimento realizado é uma espécie de cirurgia bariátrica, na qual parte do estômago é reduzido. Intitulada de “gastrectomia vertical com interposição ileal”, a técnica é controversa e considerada “experimental” pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Para ser realizada precisa ser aprovada por um comitê de ética.
O senador afirmou que está saudável e considera a cirurgia a melhor escolha para o seu caso. “Vou te falar, estou com 50 anos e nunca me senti tão bem. Perdi 15kg nos primeiros 50 dias de operado. O objetivo da cirurgia não era ficar magro, mas controlar a diabetes”, disse. Antes de realizar a operação, a taxa de glicemia de Romário oscilava entre 300 e 400mg/dl, sendo que o ideal é que esteja abaixo de 100mg/dl. Agora, ele garante que a taxa fica em torno de 80mg/dl.Antes de optar pela bariátrica Romário tentou outros tratamentos para diabetes, porém não teve sucesso. “Cheguei a tomar alguns remédios mas não conseguia abaixar a taxa de insulina. Comia doces, sou apaixonado, principalmente torta de limão”, revela.
O médico que operou o parlamentar, Áureo Ludovico de Paula, é um dos maiores defensores da técnica no país. Entre os pacientes que operaram com ele há casos de sucesso e outros que, não satisfeitos com os resultados, processam o médico. Algumas famílias acusam o especialista de fazer um procedimento arriscado. Ludovico responde a processos de danos morais movidos por pacientes.
Romário diz garante que está satisfeito e se sente bem após a cirurgia. “Eu sabia de tudo, fiz tudo consciente. Cada pessoa reage de uma forma. Eu penso diferente. Hoje sou um cara mais saudável que antigamente. Já fiz algumas cirurgias e não senti medo. Estou me vendo magrelo”, conta.