Helena Rizzo se manifesta sobre episódio de misoginia de Alex Atala
A chef Helena Rizzo, que já foi eleita a melhor do mundo, desabafou após o episódio com Alex Atala no Masterchef
atualizado
Compartilhar notícia
A apresentadora e chef Helena Rizzo se manifestou sobre a fala de Alex Atala, que comentou sobre a beleza dela ao invés de seus predicados na gastronomia. Ela fez questão de ressaltar que sempre enfrentou misoginia e machismo no trabalho.
“Cozinho profissionalmente desde os 18 anos. Saí de casa aos 17, quando ainda trabalhava como modelo. Não dá pra contar as inúmeras vezes em que enfrentei misoginia e machismo nesses ambientes de trabalho, as diversas vezes que me senti incomodada e que o ‘melhor’ que podia fazer, era dar aquele sorrisinho constrangedor com o canto da boca e seguir em frente”, escreveu Rizzo, em seu Instagram.
Helena Rizzo é chef e proprietária do restaurante Maní, que possui a prestigiada estrela Michelin – sendo a única brasileira a adquirir tal conquista. Além disso, ela já foi eleita a Melhor Chef do Mundo por uma revista especializada.
“Fomos condicionadas, na minha geração, a normalizar os assédios, a jogá-los pra baixo do tapete e seguir adiante. Sempre fiz isso, sem perder o foco de quem eu era, e do caminho que queria percorrer. Sem guardar mágoa…sem grandes cicatrizes, a não ser as marcas nos braços de cortes e queimaduras. É triste constatar que em 2023 continua tudo igual (se não pior), com a única diferença de que hoje, detectamos esse tipo de situação mais facilmente, e podemos nos expressar com maior acolhimento (nem sempre)”, completou a cozinheira. “Respeitem nosso corre, intelecto, capacidade e multiplicidade!”, concluiu.
Entenda o caso de Helena Rizzo
No último episódio do MasterChef Brasil, que foi ao ar nessa terça-feira (22/8), os participantes puderam contar com a presença do chef do restaurante D.O.M, Alex Atala. No entanto, uma fala machista do restaurateur brasileiro direcionada à jurada Helena Rizzo ganhou uma repercussão negativa nas redes sociais.
Durante o programa, Atala homenageou os jurados e destacou a competência de Erick Jacquin e Rodrigo Oliveira. Quando foi a vez de falar sobre Helena Rizzo, ele apenas elogiou a beleza da única brasileira detentora da estrela Michelin, cobiçada honraria da gastronomia.