Gregório Duvivier: é preciso ser duro com quem ocupa o poder no Brasil
Gregório Duviver, em conversa com o Metrópoles, falou o que esperar da quinta temporada do Greg News
atualizado
Compartilhar notícia
Em sua quinta temporada, o programa Greg News com Gregório Duvivier parece, a cada ano, ter mais material para trabalhar: afinal, a cena política brasileira vive em meio a diversos turbilhões. Na sequência de episódios, que estreou nessa sexta (9/4), o humorista usará a comédia para provocar ainda mais Jair Bolsonaro (sem partido) e a gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil.
“Por causa dessa pandemia 2.0, acho que existe uma necessidade urgente de ser mais incisivo contra quem está no poder, a gente está no momento que não dá para tratar mais o Bolsonaro só como um presidente ruim, no programa, mostramos que teve uma intencionalidade na péssima gestão da pandemia, teve dolo, era um projeto de espalhamento da doença. Ele falou isso, o Osmar Terra falou isso”, diz Gregório Duviver, em entrevista ao Metrópoles.
Além de uma posição ainda mais crítica em relação ao presidente Jair Bolsonaro, a quinta temporada do Greg News terá outras mudanças – igualmente motivadas pela pandemia. O ator e humorista, que chegou a gravar em casa em 2020, está em estúdio dessa vez, com poucas pessoas e uma estrutura para impedir o contágio com o coronavírus.
“Ano passado, transformei minha casa num estúdio. Agora, eu transformei meu estúdio em casa. O que é uma coisa muito mais óbvia. O cenário tá lindo, tem várias plantas, uma marca desse novo momento, viramos todos pai de planta”, brinca.
Novo cenário
O cenário diferente, no entanto, não muda o cerne do programa: Gregório Duviver comenta temas políticos e econômicos. Juntando informação e entretenimento, o humorista – e sua equipe de 10 redatores – busca se aprofundar em assuntos que estão afastados da cobertura diária da imprensa.
“Não tem como a gente dar um furo ou trabalhar com hard news, não temos estrutura para isso e o atual governo não permite. Tudo muda muito rápido”, explica. “Mas a gente busca um tema de fundo e, a partir dele, exploramos um fenômeno que a gente acha que público ainda não conhece”, completa.
E na preparação desse roteiro, Gregório Duviver, que é bastante ativo nas redes sociais quando o assunto é política, garante que o resultado final não é sua opinião. Mas sim a junção das ideias e aprendizados da equipe do programa. “Não é algo indiossincrático meu”, garante.
Há esperança
Ciente de que momento atual do Brasil é pesado, em meio a recordes sucessivos de morte por conta da Covid-19, Gregório Duvivier admite que o Greg News tenta “abrir uma janela de esperança”.
“Sempre no fim do programa, a gente tenta algo propositivo, indicando uma ação para apoiar determinado projeto, uma campanha de solidariedade ou mesmo um número musical”, conclui Gregório Duvivier.