Golpe financeiro e câncer: o duro caminho de Marcia Fu até A Fazenda
A jogadora de vôlei Marcia Fu começou a carreira aos 15 anos, enfrentou um câncer na bexiga e perdeu 80% do patrimônio para o ex-marido
atualizado
Compartilhar notícia
A jogadora de vôlei Marcia Fu voltou aos holofotes após a recente entrada em A Fazenda 15. No reality show, ela tem vivido embates com a jornalista Rachel Sheherazade e chegou até a dizer que tem “vontade de matar” a colega de confinamento. Mas o que tem sido apontado como comportamento explosivo na internet, pode ter fundo no racismo estrutural que a acompanha.
De acordo com a psicóloga Paulla Junqueira, as mulheres negras costumam ser lidas como raivosas e agressivas mesmo quando falam de maneira assertiva. “A mulher negra em meio social, tem suas emoções invisibilizadas, além de enfrentar opressões de todos os lados, de gênero e raça. Ter que se posicionar e resistir o tempo todo é exaustivo. Por isso, é compreensível que possíveis episódios explosivos pontuais e repentinos aconteçam, assim como outros tipos de manifestações do adoecimento psíquico”, analisa.
O passado de Marcia também pode interferir diretamente no comportamento. Ela começou nas quadras de vôlei ainda na infância, quando resolveu desistir dos estudos. A entrada no esporte foi influenciada pela irmã mais velha, Maria Aparecida Cunha Figueiredo, e o desempenho fez com que ela entrasse para a Seleção Brasileira aos 15 anos. Embora não seja um caminho comum, trocar os cadernos pela bola lhe rendeu uma carreira de destaque, com passagens por Olimpíadas e Jogos Panamericanos.
Enquanto estava em destaque, ela casou com Eduardo Barbosa, mas não teve final feliz. O ex-marido ficou com cerca de 80% do patrimônio conquistado nas quadras, incluindo casa e carro.
Ela deixou o esporte em 2001, quando atuava pelo Vasco da Gama, após descobrir um câncer na bexiga. A doença foi um marco na vida da atleta, que conseguiu se recuperar e chegou a trabalhar na secretária de esportes de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Outro marco da vida dela foi o nascimento de seu filho, Gabriel Cunha de Menezes. Hoje o menino tem 11 anos e está sob guarda de Maria Aparecida enquanto a mãe participa do programa da Record. Ele é, inclusive, o principal motivo dela ter aceitado a proposta de fazer parte da edição. Marcia busca o prêmio para garantir uma boa vida à criança.